Brasil Colônia - O Acerto de Contas.

Enfim, chegou a hora de Rosalinda acertar as contas com Guilherme.

Pois muito bem, Rosalinda não se fez de rogada e nem ficou com medo de reencontrar seu antigo amor, a raiva havia tomado o seu coração e ela queria vingança, pelo seu pai, pela sua tutora e por ela, Guilherme iria aprender que não se deve brincar com o coração de uma mulher.

No dia seguinte, pela parte da manhã, Guilherme de Sá Medeiros adentrou a taberna e deu de cara com Rosalinda Magalhães Oliveira e disse:

- Meu amor, achei que você havia morrido naquele incêndio horrível, porque não me procurou?

- Você é muito dissimulado e falso, Guilherme, não sei como pude gostar de um ser nojento e desprezível como Vós Merce.

- Não sei do que voçê esta falando, Rosalinda.

- Vou refrescar sua memória, o calor da colônia deve ter derretido seus miolos. Eu ouvi você conversando com um homem embaixo da janela do nosso quarto no dia do incêndio, ouvi que planejou minha morte, para assim, ficar com todo o dinheiro da minha família, mas eu consegui escapar, infelizmente um escravo perdeu sua vida, mas você irá pagar por tudo o que você fez.

Nisso, na parte de cima da taberna, estava o pai de Rosalinda e o chefe de polícia aguardando o sinal que a jovem daria para prender o cafajeste, golpista.

- Uma pena você não ter morrido naquele incêndio, você é uma insuportável e apenas casei-me com sua pessoa para ter direito a herança e como você estava demorando demais a morrer, resolvi adiantar, assim como fiz com aquela sua tutora insuportável e com o seu belo papai, estão todos comendo capim pela raiz.

Isso era uma confissão das mais belas, juntamente com o chefe de polícia e o pai de Rosalinda, estava o Advogado da família, todos como testemunhas.

- Eu te amei muito, mas enganei-me com vossa pessoa, a Senhorita Leonor tentou avisar-me, mas não dei ouvidos a ela, uma pena, pois ela poderia estar aqui comigo, lamento muito pela morte dela, mas não irei lamentar pela sua.

Rosalinda deu um assobio bem alto e dos fundos da taberna, vieram dois homens grandes e correram para cima de Guilherme e o seguraram, ele foi pego de surpresa, pois na cabeça dele, Rosalinda estaria sozinha naquele lugar.

- Soltem-me, seus negros ignorantes! Vou mandá-los para o tronco. Me soltem agora - gritava Guilherme.

- Eles são livres e você não tem direito nenhum sobre eles.

Os dois homens levaram Guilherme para os fundos da taberna e o amarraram em um tronco. O Senhor João Magalhães Oliveira, o Advogado e o Chefe de Polícia foram ao encontro de Rosalinda, pois temiam por ela.

Rosalinda rasgou a camisa de Guilherme, pegou um chicote e começou a bater com toda força e ódio que ela tinha nas costas do jovem ladrão. Cada lapada que ela dava, Guilherme gritava e pedia perdão, dizia que ainda a amava e estava arrependido de tudo que tinha feito.

Por mais de uma hora, Guilherme apanhou e Rosalinda descontou toda a sua raiva em cima dele, depois foi até a cozinha da taberna, preparou uma água com sal e jogou nas costas de Guilherme que desmaiou de tanta dor.

O Pai de Rosalinda a pegou pela mão e disse:

- Vamos embora desse lugar, minha filha, deixe que o chefe de policia tome conta desse ser inútil, não vai adiantar você matá-lo, isso não irá trazer de volta a Senhorita Leonor.

Rosalinda chorava muito, o chefe de polícia disse aos soldados que estavam do lado de fora para pegar Guilherme e levá-lo para a cadeia.

Alguns meses depois, tudo tinha voltado ao normal. O senhor João Magalhães Oliveira retomou seu engenho, Rosalinda havia ficado com a taberna e também ficou com fama de mulher forte e independente, pois todos souberam da estória que havia acontecido, a taberna transformou-se em um ponto de encontro para amigos, onde as pessoas iam para conversar e Rosalinda trouxe da Capital muitas novidades como Companhias Teatrais, grandes shows, musicas e muita cultura, Guilherme foi transferido para uma prisão em Portugal, foi levado a julgamento e condenado a alguns anos de prisão.

A vida na Colônia continuou a caminhar, com suas desigualdades, com muitas mentiras e roubos.

Como escritor, gostaria de ter matado a personagem de Guilherme, porém, achei melhor deixa-lo vivo para que ele pague por todos os seus crimes e sim, Rosalinda encontrou um novo amor, um amor diferente, encontrou uma pessoa que a amou até o fim de seus dias.

Por mais difícil que uma situação seja, nunca desista, pois para tudo tem jeito.

A C Junior
Enviado por A C Junior em 19/09/2021
Reeditado em 26/03/2024
Código do texto: T7345742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.