Amália Calixto - Memórias

Áustria, 23 de setembro de 1.930, uma jovem de 22 anos, solteira dá a luz no hospital Nossa Senhora da Consolação, algumas horas depois, essa jovem simplesmente desaparece, deixando para trás o pequeno infante.

Uma enfermeira de nome Amélie fez meu registro e me batizou de Amália Calixto e fui para o Sistema de Adoção, passei de lar em lar e ninguém queria ficar comigo, a epóca era muito dificil, desemprego, fome e muita miséria assolavam nosso País.

Me chamo Amália Calixto, tenho 73 anos e moro em uma casa de repouso na Rússia, não tenho filhos, não tenho marido, não tenho netos, tenho apenas muitas memórias guardadas. Tenho 1.75 de altura, sou branca, olhos castanhos claros, meus cabelos, agora brancos como a neve, as marcas do meu rosto mostram o quanto o tempo é implacável.

Quando completei 18 anos, tive que sair da casa onde morava e decidi mudar-me para a União Soviética, tentar a vida, a Segunda Guerra Mundial acabara apenas a três anos e agora Estados Unidos e União Soviética enfrentavam-se em uma guerra, mas sem armas.

Assim que cheguei na União Soviética, o pouco dinheiro que tinha, permitiu-me ficar em um hotel barato por apenas uma semana, então esse era o tempo que eu tinha para arrumar um emprego e um outro lugar para ficar. Sai pela cidade, andando e olhando tudo, não conhecia nada, as pessoas ficavam me olhando de uma forma estranha, mas não me importei.

Cheguei em um lugar que eles chamam de Parque Industrial e vi uma fábrica que estava contratando funcionários, agradeci aos deuses por essa oportunidade e adentrei o local.

Falei com um homem, grosso e sem educação que tratou-me pior do que um cachorro sarnento e disse que só iria me contratar porque o momento não estava propício para dispensar mão de obra. Fiquei um pouco abatida, mas estava disposta a mostrar serviço.

Pegava serviço as 6 horas da manhã e trabalhava até as 4 horas da tarde, trabalhava no setor de compras, era conferente de mercadorias, a indústria era Irmãos Soleto S.A , uma indústria têxtil.

Quando recebi meu primeiro salário que não era muito, mas o suficiente para sobreviver, pude alugar um quarto em uma pensão para moças, o lugar não era lá essas coisas, mas tinha a vantagem de ser perto do trabalho e isso facilitava muito as coisas.

Três meses se passaram e o Gerente de Setor disse que o dono da fábrica queria falar comigo e estava me esperando lá no escritório, tive um pouco de medo, pois se perdesse esse emprego, a sargeta seria meu destino, mas fui ao encontro do homem.

- Senhorita Calixto, pode entrar.

- Com licença.

- Me chamo Mário Soleto, sou o dono desse lugar e tenho te observado desde o dia que entrou aqui, percebi que a senhorita nunca faltou nesse pouco tempo que esta conosco, nunca chega atrasada, aprendeu o serviço rápido e ainda ajuda seus colegas em outras tarefas, isso me deixa muito feliz, saber que tenho um empregado assim, isso me rende mais dinheiro.

- Faço apenas o necessário, senhor.

- Certo e esse necessário está excelente, apesar de ser mulher, tenho recebido alguns elógios seu, pontualidade e perspicácia é um deles, realmente estou bem satisfeito com a Senhorita e por isso vou lhe dar uma promoção, isso vai deixar sua vida um pouco melhor.

- Não precisa Senhor Soleto, já agradeço a Deus por ter esse emprego.

- Não seja estúpida, mulher, estou te dando a oportunidade de melhorar, e preciso de uma pessoa assim como você. O Gerente Geral da área de Compras está com problemas pessoais e não poderá mais ficar Conosco, então eu vou te colocar no lugar dele, me disseram que a Senhorita é muito boa em contas e tem o olho muito bom para selecionar os melhores materiais para a fabricação de nossos produtos. O setor onde a Senhorita trabalha, teve uma melhora significativa, então a partir de amanhã a senhorita será a Gerente Geral da área de compras da minha fábrica, espero que não me desaponte.

- Senhor Soleto, apesar de não ter nenhuma experiência na área e ser de outrou País, eu agradeço muito essa oportunidade e não te desapontarei.

- Pode tirar o resto do dia de folga e amanhã esteja aqui as 7 horas da manhã e venha aqui para a minha sala que vou te mostrar como é o serviço e o seu escritório.

- Até logo Senhor Soleto e mais uma vez, obrigada pela oportunidade.

Os meses que se seguiram não foram nada faceis, apesar de não falar russo, eu podia contar com um tradutor, cada dia era um problema diferente que eu tinha que resolver, funcionário que não me respeitava, fornecedor que deixava de entregar insumos e até assédio sexual eu sofri, mas tirei forças do fundo da minha alma e consegui me impor e mostrar para eles que uma mulher é tao capaz quanto um homem.

Russia, 10 de dezembro de 2020.

A C Junior
Enviado por A C Junior em 10/12/2020
Reeditado em 02/06/2021
Código do texto: T7132255
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.