No reino da Morfologia

Nesse novo dia resolvi continuar as minhas andanças,e então desembarquei em um reino chamado:Morfologia.

Logo quando cheguei o porteiro do lugar me recepcionou com muita simpatia:

-Olá,bom dia,meu nome é Artigo seja muito bem vinda,posso até mesmo não ser definido ou indefinido,mas posso te indicar ao mesmo tempo o gênero e o número dos substantivos que aqui você irá encontrar.

-Obrigado Artigo!

E por fim adentrei naquele reino que já se mostrava tão instigante para mim.

Logo vi uma casinha onde o seu morador se apresentou com muita simpatia e suas qualidades ficaram bem aparentes para mim,ele me cumprimentou e me disse:

-Seja muito bem vinda,meu nome é Adjetivo.

-Fiquei até vermelho com a tua gentileza,retruquei.

-Não se preocupe,todos aqui somos descomplicados,amáveis e seremos com você!

-Obrigado Adjetivo,você foi muito cortês,agora seguirei adiante,e ele me respondeu:

-Meu vizinho é bem sábio,o nome dele é Advérbio,vá até a casa dele.

-Irei sim,obrigado pela indicação.

Ao passar em frente a casa do Advérbio, ele sorriu e começou a conversar:

-Olá,sou uma palavrinha derivada do latim,e sempre imprimo uma circunstância,seja na vida do Verbo,Adjetivo ou até mesmo do meu irmão Advérbio,posso modificá-los.

-É mesmo Advérbio?Que bom saber isso de você,porém tenho que seguir adiante,estou apenas de passagem.

No meio do caminho encontrei com a Conjugação,ela bem apressada me disse:

-Seja bem vinda ao nosso reino,tenho a função aqui nesse lugar de ligar palavras ou orações,sou um termo conectivo e estabeleço uma relação de sentido.

-Obrigada pelas informações.

Estávamos conversando e passa alguém correndo e dizendo:

-AI!Ui!

A Conjugação olhou pra mim e disse:

-A fim de quê essa Interjeição passou aqui nesse momento?Sempre admirada com tudo e de vez em quando gritando:Bravo!Bravo!Para todos.

Eu sorri e me despedi,após caminhar alguns metros,deparei-me com a casa do Numeral, e ele bem humilde veio me dizendo:

-Olá,posso indicar quantidade,posição,fração ou multiplicação.

-Legal,respondi,no momento não preciso de tua ajuda,mais grata eu fico.

Parei por um breve segundo de tempo para pensar, e enquanto refletia sobre tudo e todos que já tinha conhecido naquele reino, chega a Preposição:

-Para onde está indo amiga?

E eu lhe respondi:

-Estou apenas conhecendo o teu reino,e então ela se apresentou:

-Sou a Preposição,sou também um termo conectivo,sirvo para ligar palavras numa relação de regência.

-Obrigada pelas informações,tenho que seguir,tchau...

Após caminhar por alguns segundos,passo em frente a casa do Pronome,e ele também bem receptivo,olha para mim e diz em alto e bom tom:

-Oi, sou também uma definição genérica,sou uma palavrinha que substitui ou retoma o substantivo ou a expressão.

-Bom te conhecer também, assim repliquei,percebi que ao escutar o seu nome o Substantivo aproximou-se de nós.

-Olá,sou o Substantivo,seja bem vinda,dou nome as coisas,seres,conceitos ou ações da língua.

E eu lhe respondi:

-Muito bem,o reino de vocês é mágico,porém infelizmente eu tenho que seguir.

Já perto da saída encontrei a casa do Verbo, e ele bem cheio de atitude me falou:

-Eu indico ação,estado,mudança de estado,fenômeno da natureza,e ainda tenho a capacidade de ser conjugado.

Eu olhei para ele e lhe falei:

-Nossa,bem interessante,sabe eu amei passar por aqui,saio com a alma e coração renovados,e confesso muito aprendi com cada um de vocês do reino da Morfologia.

E assim mais uma vez eu despertei,pois eu estava sonhando...

Giovânia Correia
Enviado por Giovânia Correia em 26/08/2013
Código do texto: T4451744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.