QUEM É O OUTRO
Valéria A Gurgel
Certa vez, um pequeno discípulo questionou a seu Mestre:
- Mestre! Como devemos tratar os outros?
E o Mestre respondeu sereno:
- Não existem outros!
- Como não?
- Você conhece a Lei da Divisibilidade?
- Não, Mestre!
- Divisibilidade é a Propriedade que a matéria tem de se reduzir-se em partículas extremamente pequenas.
E a Indestrutibilidade é que a matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. São as propriedades que variam conforme as substâncias de que a matéria é feita. Cor, sabor, odor...
Conclusão: não adianta nos dividirmos, acreditar que estamos separados uns dos outros que o mal do outro, a dor do outro, a fome, a sede do outro não me afeta!
Tampouco que eu seja capaz de ferir, maltratar, abandonar, prejudicar o outro, sem que isso não afete primeiramente a mim mesmo, porque o outro não existe!
- Então, tudo o que fizermos de bom ou de ruim acreditando estar fazendo ao outro, é à nos mesmos que estamos fazendo?
- Sim, jovem, você compreendeu bem a lição. Somos todos um!
São apenas as circunstâncias da vida, as transformações dos diversos ambientes, as diversas culturas, crenças, a educação e costumes de cada local que às vezes podem produzir transformações na conduta humana.
- Entendi, Mestre.
- A propriedade da essência da matéria dos corpos é única no processo dessa divisão. Assim como essa energia suprema, a Centella Divina que anima a vida de nosso corpo, é tambem a mesma.
Portanto, somos uno!
- Nunca havia parado para pensar desse modo, Mestre!
- Sim, raros são os que conseguem perceber essa máxima porque o ego domina a mente humana e o egoísmo obscurece a mente.
- Foi por isso que o Mestre Maior nos ensinou que todas as vezes que fizermos o bem a um suposto alguém, dermos de comer, de beber, de vestir, abrigar, acolher, respeitar, perdoar é simplesmente para nós mesmos que estamos fazendo?
E ao contrario também?
- Sim, pequeno discípulo! Bastaria conhecermos essa Sabedoria Primordial para transformarmos a vida do mundo!
Uma complexidade que deveria ser simples para os Seres Humanos que acreditam ser Racionais e buscam evoluírem.
Publicado em:
www.valleriagurgel.com