O Luar
Praia de Copacabana. Meia noite e meia.
Eles se conheceram na Internet e logo se deram muito bem. Falam tanto sobre amor. E, curiosamente, nunca se beijaram. Mas são muito carinhosos um com o outro. No fundo, as suas dores se consolam.
Esta é a segunda vez que se veem pessoalmente. Mas, por conta de madrugadas de conversa, tanto pelo facebook como pelo whatsapp, são bastante íntimos - e o que é melhor, intimidade de alma.
Ela está no Rio por causa de uma reunião de trabalho. Logo retornará para Floripa.
Ele é ator e acabou de sair de um ensaio onde a teve na plateia como atenta espectadora. Eles caminham vagarosamente: transeuntes sem pressa. De repente, ela segura a sua mão e olha para o céu.
- Nossa! Olha como a Lua tá bonita. Você se importa se a gente parar um pouco para contemplá-la?
- Você também gosta?
- De quê? De olhar a Lua?
- Sim
- Gosto muito. Lua cheia assim acho um grande acontecimento. É um presente da vida.
- Para os amantes?
- Pode ser. Para os solitários também que sonham em amar.
- Ou amam sozinhos.
- É...
- Você sabia que o meu nome é luar ao contrário, né?
- Raul... luar... É mesmo! Que bonito. Interessante! Então, estou iluminada por dois luares ao mesmo tempo?
- Sim.
- E isso é bom?
- Acho que.
- Pronto. Outro dia a gente curte melhor o luar. Já está tarde.
- Você é linda, Karla.
- Como?
- Eu disse que você é linda como um luar.
- Eu gosto de você. Rauluar!
- Você me faz bem.
- Queria ser irresponsável o suficiente para faltar a minha reunião amanhã e andar pela praia com você a madrugada inteira.
- Seria bom.
- Você também gosta de ver o mar?
- Gosto. Ele me acalma. Eu sempre sonhei muito com o mar. Minha analista diz que esse mar pode ser a minha busca pelo amor. Algo que me acalme.
- Você se sente calmo agora?
- Sim. Muito.
- Promete que, um dia desses, que não seja muito tarde, quando eu tiver aqui ainda, a gente vai ficar olhando o mar? E, se tivermos sorte, haverá um luar.
- É claro que vai haver. Eu vou estar com você.
- Promete?
- Prometo.
- Vamos?
- Ver o mar?
- Embora. Está tarde.
- Claro.
- Adorei a noite.
- Outras virão.
E eles seguem caminhando. Iluminados pela Lua. Até sumirem na próxima esquina.