Autores

Perfil

Raul Franco 

Raul Franco é diretor, autor teatral, roteirista, poeta e ator. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1997), e em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (2005).

É autor dos textos teatrais Amor, Brigas e Novela das 8 (2013), Sexo Grátis, Amor a Combinar (em cartaz no teatro dos Grandes Atores - Barra - RJ), Crônicas do Amor Mal Amado (dirigido por Bia Oliveira - 2013-2014), Fama Zero e Loucas Pela Fama (em parceria com Maria Valentim - e que teve o espetáculo patrocinado por Furnas); Quando o amor é um pastel de carne para corações vegetarianos (encenado no Rio de Janeiro em 2004 ao lado de Marcos Veras); Casal Consumo (encenado no Estado do Rio de Janeiro desde 1998. E neste mesmo ano ganhou o prêmio de melhor espetáculo no Festival de São João de Meriti - RJ. E em 2003/04, viajou por outros Estados do Brasil, como Ceará e São Paulo, sob a direção de Pedro Vasconcelos, trazendo no elenco Daniela Pessoa e Cláudio Heinrich); Assim descobriram o paraíso (encenado em 2002 no Rio de Janeiro com o apoio da Prefeitura); Todo mundo amplia a paranóia que cria (encenado no Rio de Janeiro em 2001/02); O mundo mágico dos livros (encenado no Pará em 1996 e no Rio de Janeiro a partir de 2001, sendo encenado em várias bibliotecas populares), O homem que não gostava de Natal (encenado no Rio de Janeiro em 2001, com apoio da prefeitura), O Excêntrico Ato Etnocêntrico e Os Vampiros Usam Smoking (esses dois últimos de 1996 – encenados na Universidade da Amazônia).

Ficou em 6° lugar no concurso municipal de poesias Expressão da Alma - 4ª Edição, com o poema “A ditadura da ferida” (RJ, dezembro de 1999).

Foi citado pelo Lingüista Ezequiel Theodoro da Silva pelo texto “Macacos - ou Assim Tropeça a Humanidade” no livro Criticidade e Leitura: Ensaios - Campinas, SP: Editora Mercado de Letras / Associação de Leitura do Brasil (1998).  
 
O seu poema “Devaneio da poesia”, ganhou menção honrosa na Academia Pan-americana de Letras e Artes - APALA (1997). 

O seu texto “Assim caminha a modernidade II - a simplicidade não dá ibope”, foi incluído, como objeto de análise, no vestibular da Universidade da Amazônia (PA), em 1997.

Autor do livro de poemas Cicatrizes (UNAMA/ ALL LIFE CLUB, Belém, 1996).

O seu poema “Uma rua chamada Ruy” foi publicado na revista Asas da Palavra -v.2, n.2, jun. 1995 - Belém: UNAMA / Pa.,1995. 

Diversas crônicas e poemas seus foram publicados no jornal Comunicado, da Universidade da Amazônia (PA) e Província do Pará (PA).

Seus textos foram incluídos nos espetáculos de humor: Tubo de Ensaio, Pout-PourRir, que lançou diversos comediantes, como Luís Lobianco (Porta dos Fundos) e Katiúscia Canoro (Zorra Total) e espetáculos de sua Cia os Fanfarrões, como Fanfarrões, a peça, Fuzuê e Fanfarrões sem conserto.

Também é autor dos espetáculos de stand up comedy Saída de Emergência e Risotril.