CIRANDA DA SAUDADE

A SAUDADE NUNCA ACABA.
Depois de uma determinada idade, variando entre os vinte e cinco até os cem anos ou mais, inicia a nossa ciranda. É quando começam vir à mente lembranças de turbilhões de coisas lindas e agradáveis que  aconteceram conosco. Então damos conta de que não mais se repetirá. São centenas de milhares delas, variando de acordo com o curso das nossas vidas. Por certo que com idades mais tenras muitos homens tem do que sentir saudade.
Uma criança de dez anos por exemplo, sente muita saudade de um pai, da mamãe, da vovó, do irmão ou de qualquer outro ente querido ou amigo que por alguma circunstância já não esteja no seu convívio. Que também prematuramente ja não está mais fisicamente com ela por conta dessas tramas do destino e da vida.
Pois é, quem de nós não se lembra com saudades daqueles tempos quando tínhamos apenas quinze ou dezesseis anos e queríamos entrar no cinema para assistir a um filme proibido, desses permitido só aos maiores de dezoito anos? Como seria bom se pudessemos voltar no tempo!, não? Hoje em dia não existe isso. Qualquer criança pode ir a uma locadora alugar e levar para assistir em casa o filme que quiser, sem nenhuma restrição.
Ah!, quem não sente saudade daquela maravilhosa e inesquecível SELEÇÃO CANARINHO DE FUTEBOL tri campeã do mundo em 1.970? Será que algum dia vai surgir no nosso planeta Terra, um time de futebol com onze craques, cada um melhor do que o outro e de quebra comandado pelo atleta do século  como o nosso rei Pelé?
Qual o santista ou o verdadeiro amante do futebol que não tem saudade daquela máquina de jogar futebol chamada SANTOS FUTEBOL CLUBE dos anos sessenta? Lembram daquele ataque: DORVAL, MENGALVIO, COUTINHO, PELÉ E PEPE?
E daquele tripé do meio de campo CLODOALDO, AIRTON LIRA e PITA e um ataque saudoso com NILTON BATATA, JUARI E JOÃO PAULO (os meninos da vila), CAMPEÕES PAULISTA DE 1978, voce não sente saudade?
Quem não sente saudades daquelas férias no sítio, fazenda ou casa de praia dos avós, quando eles nos preparavam aquela café da manhã com leite fresco, queijos, geléias, frutas, doces de vários tipos, mel, etc., tudo natural e feito com muito capricho e carinho? E os banquetes e churrascadas que os nossos pais e avós nos proporcionavam, tens hoje alguma coisa igual? Se tens és um privilegiado.
Voce não sente saudades da sua primeira namorada, aos treze, catorze anos de idade, ainda juntos na escola; quando da experiência do primeiro beijo? Pode ser que não queiras lembrar e nem falar disso, mas com certeza é exatamente por medo de sentir saudade, kkkkkkkkk.
Quanta saudade dos grandes bailes de formaturas, debutantes ou simples festejo da nossa cidade, quando lá vinham grandes orquestras, grandes bandas (antigamente se chamava CONJUNTO DE RÍTMO). Aqui em nosso estado de São Paulo nesses bailes tínhamos o privilégio de ver osquestras como a do Maestro Osmar Milani, Maestro Carlos Pipper, Orquestra Continental de Jaú, Conjunto Biriba Boys, Super Som TA, Brazilian Modern Six, Som Musical 8 de Mogi Mirim, Caçulinha e seu Regional e tantos outros.
Para estes grandes bailes as mocinhas e mulheres elegantes da cidade faziam um vestido novo; se produziam ao máximo. Nos pisos dos salões os organizadores colocavam parafina para ficar bem liso, de tal forma que os dançarinos deslizavam maravilhosamente a cada dança.
Aos homens eram recomendado terno social completo. Se bem me lembro, lá pelas quatro horas da manhã avacalhava um pouco. A gente a rigor alí estáva com a gravata no bolso, o paletó dependurado em alguma cadeira, uma vez que em dado momento sempre o baile chique se transformava num grande cordão de carnaval. Isto sim é que era viver. Dá muita saudade. Este modesto escrivinhador, participava muitas vezes destes mesmos bailes tocando, pois sendo músico [contrabaixista], fiz parte do Biriba Boys, do Som Musical 8, do Conjunto Pigalle, Peter Boys e alguns outros conjuntos.
Eu, um pobre pecador, poeta sonhador não me envergonho de falar que me lembro com muita saudade de tudo. Minha vida, desde a infância até hoje tem sido maravilhosa. Na juventude e adolescência vivi um mundo de felicidade. Nunca tive muitos sonhos ou sonhos altos, mas recebi de Deus, Pai Criador tudo aquilo que não sonhei.  Quando falo poeta sonhador é porque essa e a condição inerente aos amantes por força da natureza.
Voce que ja comemorou com a sua querida esposa as bodas de ouro, por acaso consegues não sentir saudades do momento em que no altar dissestes SIM, em seguida tomasses a noiva pelas mãos e seguiram para o seu novo lar, para a primeira noite do verdadeiro amor?
Será que existe alguém tão insensível que não sinta saudades do dia em que subiu ao palco de um salão ou da própria faculdade para receber o seu canudo, quando bacharelou? E daqueles amigos e companheiros de classe e de turma com os quais conviveu por longos anos, que dali em diante não mais os viu, não sentes  saudades?
Quem não sente saudade dos jogos de botões, futebol nas ruas, futebol na praia, brincadeiras de roda; pega-pega, jogos de dados, de damas, amarelinha, banho de mar, corrida de saco nas gincanas escolares, queimadas  e da própria CIRANDA CIRANDINHA VAMOS TODOS CIRANDÁR?
É meus caros leitores e amigos, de repente nos bate aquela nostaugia, as lembranças nos aguçam e nos transportam para o infinito tão perto e tão distante, sem retorno. Assim vamos amenizando a saudade dos tempos idos que foram sempre os melhores, pois a cada ano que se passa notamos a Generosidade e as Bênçãos de Deus. Beijo no coração de todos.