A parábola do gnu africano (o Bezerro de Ouro)
Há muito tempo atrás, houve um vídeo circulando na rede sobre uma manada de gnus africanos.
A manada era mui vistosa e mui numerosa, e tinha um campo aberto por onde podia pastar.
Numa bela época, a manada vinha se guiando.
Os machos fortes à frente, as fêmeas atrás.
E havia, entre eles, uma mãe solidária.
Ela cuidava com esmero do seu filhote.
Um belo dia a manada foi se aproximando de uma falésia, por onde corria um rio.
E um homem resolveu colocar uma câmera ali.
A falésia não era muito grande, mas as falésias podem ser perigosas, por conta da correnteza dos rios e do risco de haver crocodilos.
Então a manada, ao se aproximar da falésia, é tomada pelo medo.
A manada resolve correr para conseguir atravessar a falésia o mais rápido possível, adentrando o despenhadeiro.
Enquanto isso, aquela mãe procura o seu filho que dela se desprendeu. Por onde ele devia estar?
E a manada cai dentro da falésia, almejando atravessar o rio em poucos passos para fugir da correnteza.
E a manada se desespera, começando, um a um, a pular no rio e a pular para chegar no topo das pedras do outro lado.
Os machos, tão fortes, tomando os primeiros lugares para chegarem ao topo.
E aquela mãe não consegue encontrar o seu filho, em meio ao caos que se instala.
Ela nada de cima a baixo no rio e não encontra o seu filho, enquanto todos os demais lutam pela vida.
Gnus sendo pisados por gnus por toda parte.
O espetáculo estava feito.
...
No outro dia, pela manhã, a câmera ainda estava ali.
O sol a nascer ilumina os primeiros fragmentos do cenário:
Corpos de gnus por toda parte.
Centenas deles, todos mortos dentro daquela falésia.
E quando parecia não haver mais vida,
Um indivíduo se movimenta em meio à pilha de corpos:
Era o bezerro.
Sim, o bezerro que sua mãe tanto lhe amava estava vivo em meio aos mortos.
Ele levantou, sacudiu a poeira do corpo e começou a caminhar.
Encontrou o corpo da sua mãe, e chorou sobre ela.
Então aquele bezerro, que era tão frágil e incapaz de se salvar, escalou sobre a pilha de corpos dos machos à beira da saída.
Saiu daquela falésia, e seguiu o seu caminho sem ao menos olhar para trás.