Pai Ausente em Escola Pública Conservadora

Lipe tinha uma festinha da escola para ir, mas no convite, pedia que viesse acompanhado dos pais, já que apesar de publica, a escola de Lipe, tratava-se de uma escola conservadora.

Quando Lipe entregou o convite a mãe. Ela se retirou e foi para o quarto. Lá sentou e começou a chorar. A muito que o pai de Lipe não mantinha contato, apenas depositava o dinheiro da pensão.

Vendo que a mãe demorava, Lipe seguiu em direção ao quarto. Quando chegou, deparou-se com o choro da mãe.

- O que foi mãe? - perguntou Lipe

- Seu pai, Lipe. Faz tempo que não tenho contato com ele. - a mãe respondia ainda com lágrimas no rosto

- Não se preocupe, eu nem queria ir nessa festa mesmo. - Lipe se aproximou para abraçar a mãe

- Meu filho, eu vou tentar encontrá-lo. - Ela colocou o convite no bolso - Agora vá fazer as tarefas que vou entrar em contato com algumas pessoas

Lipe partiu para sala, pegou a mochila. Abriu, conferiu e viu que tinha uma tarefa de ciências para fazer.

Nisso seguiu para o quarto, pois mesmo sendo pobres, Lipe e a mãe, D. Odete, moravam em uma casa classe média, cedida pelo pai do garoto.

Quando começou a responder as questões, percebeu que a mãe o observava, que ela ficou alguns minutos observando.

Quando ela saiu, foi quando ele terminou a tarefa. Indo mostrar para D. Odete, que estava com o celular ligando para pessoas próximas ao pai de Lipe. Felizmente ela conseguiu o contato e tratou de apresentar o fato.

- Lipe. Venha aqui. Fale com seu pai sobre o convite da escola. - D. Odete erguia o celular para Lipe

- Oi pai. - Disse Lipe

- Oi campeão. Tudo bem? - O pai de Lipe parecia muito animado

- Tudo. Mas queria saber se o senho não vem na minha festinha? - Lipe falava com um pouco de receio

- Oh filhão. Não vai dar.

- Por que pai? O senhor não gosta de mim? - A tristeza em Lipe fazia com que seus olhos enchesse de água

- Não é isso filho. É muito trabalho... espere, daqui a pouco retorno.

Vendo que o pai havia desligado. Lipe entregou o celular a mãe. Ela o pegou e viu que o pai de Lipe havia desligado.

- O que ele disse? - Perguntou a mãe

- Que esperasse.

- Então vamos esperar.

Depois de uns dez minutos o pai de Lipe voltou a ligar.

- Campeão. Resolvi o problema. Meu irmão Alex, seu tio. Vai no meu lugar. Tudo bem?

- Já que não pode ir, tudo bem. - Lipe então esboçou um sorriso.

- Estamos certos. Agora tenho que ir para o escritório.

D. Odete ainda conversou um pouco com o pai de Lipe, porém assunto sem muito aprofundamento. Quando desligou, se sentiu mais tranquila.

Chegado o dia da festa, a escola pública conservadora aceitou o tio de Lipe, Alex, e toda a família pode curtir o evento.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 31/12/2022
Reeditado em 31/12/2022
Código do texto: T7683543
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.