O Sonho de Filomena

Contos de São Gonçalo do Amarante

O que vou te contar hoje aconteceu há muito tempo em São Gonçalo do Amarante.

Esta é a história de como Dona Filomena Martins, primeira professora da cidade, conheceu seu esposo, Neco Martins.

Tudo começou em uma noite de festa junina, quando três irmãs conversavam sobre as promessas que fizeram a um santo casamenteiro e os sonhos que receberam como resposta.

A primeira sonhou com um serrote:

- Ano passado sonhei com um serrote. E olha só! Acabei casando com um marceneiro.

A segunda sonhou com astros e estrelas:

- Faz dois anos que pedi a São Pedro um marido, sonhei com estrelas, com a lua, mas até agora, continuo solteirona.

Mas o sonho de Filomena foi mais especial. Ela sonhou com um homem alto, bonito, elegante, segurando nas mãos uma caneta e nas costas uma viola.

Ela sabia que aquele era o escolhido, mas não imaginava que iria encontrá-lo em um lugar inusitado:

Na escola onde trabalhava, quando Manoel Martins foi à escola matricular uma sobrinha.

Os dois se conheceram, se apaixonaram e um tempo depois se casaram.

Filomena nunca aceitou a arte de Neco Martins, que saía dizendo que ia vender cabeças de gado, mas na verdade ia se encontrar com amigos repentistas para fazer poesia.

Thiago W Flores
Enviado por Thiago W Flores em 15/12/2021
Código do texto: T7407772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.