Quase um Causo

Os religiosos e asseclas de políticos ( principalmente os socialistas bonzinhos) dizem por aí, "que dai de comer quem tem fome; e de beber, quem tem sede". Na prática, é isso mesmo o que ocorre?

São quase 7 horas da manhã e um friozinho bom de cama ronda a minha casa, fazendo com quê Eu esquecesse que o dia começa meia-noite e dormisse feito pedra, até agora.

Mas não há de ser nada, não. Vou botar a chaleira para chiar sobre a chama quente do fogão e após a água borbulhar dentro, vou passar um cafezinho, que chamamos de "esquenta peito".

E para o bucho, nada? Claro, que sim! Vou abrir 2 ovos caipiras no frigideira, untada com manteiga de nata de leite legítimo da fazenda, esperar os avos tomar cor de frito e metê-los em 4 fatias de pães caseiros.

Para rebater, levarei umas colheradas de feijão tropeiro feito com carne seca e torresmo defumado, à boca. Para fechar, 3 bananas da terra fritas e um pouco de paçoca de amendoim; fechando com um pouco de frutas e lógico, água. Louvando a santa gula, agradecerei o Criador; pois sou pés descalço no chão; sou da terra!

Bendita vida no mato, saudável e elogiável Natureza que me provém tudo isso. Dela espero tudo, até a tragicidade natural; do homem, nada; ou melhor, tudo que for trágico e humanamente, destrutível.

Alguém está servido? Em minha casa pode faltar amor e empatia, mas comida, jamais. Analisando por outro ângulo, tem coisa melhor e mais amável que ser recebido e sentir-se à vontade por uma mesa farta? E ao redor dela, esquecendo os problemas e fofocas cotidianas, falar apenas de coisas da terra, não menos, falar tudo aquilo que alegra o coração, regozijar a beleza da existência e potencialidades que nos foi dada pelo Pai Maior? Saúde e inteligência, por exemplo.

Digo isso, porque muitos lares recebem "bem", falam bastante, contam história de boca prá fora, mas os anfitrões comem após os parentes e as visitas zarparem.

Guardando costume antigo, em alguns deles, colocam vassoura atrás da porta.

Amizades modernas em casas / cubículos de arquiteturas modernas, faltam espaço para uma farta "Santa Ceia".

Bom dia e reintero o convite: daqui à pouco, abundante café em mesa posta.

Esse conto seria quase um causo, se não fosse, puramente verdade.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 13/05/2021
Reeditado em 13/05/2021
Código do texto: T7254719
Classificação de conteúdo: seguro