Dr. Silvério chamando o paciente para fazer Exame


Exame na Próstata... será que dói doutor? 

 

Aos 55 fevereiros, navegando nas águas turbuletas do terceiro casamento, Antônio João dos Santos Oliveira é dedicado auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Piauí - SEFAZ-PI... há exatos 33 anos, 05 meses e 27 dias.

 

Depois de muita pressão de Zildinha (atual mulher) e dos amigos mais próximos, pela primeira vez decidiu ir ao urologista - todos preocupados com as constantes reclamações, quando "vai dar uma mijadinha”, como costuma frequentemente dizer.

 

Antônio João é conhecido por ser bastante honesto, metódico como poucos e bom pai de família (tem casal de filhos, com cada mulher). Mas, diga-se de passagem, é detalhista e ansioso ao extremo — comportamento que lhe custou 02 casamentos e o afastou de amigos, causando-lhe dificuldades costumeiras ao longo da vida.

 

Fato curioso... desde que agendou consulta na "UROCLÍNICA", a produtividade na SEFAZ-PI caiu vertiginosamente. De alguma forma, muitos servidores foram afetados pela decisão de Antônio João — a ansiedade do homem alterou a rotina, naquela entidade fazendária. E, quem passa por perto dele, invariavelmente, ouve a mesma pergunta: “Será que Exame na Próstata dói? Dr. Silvério Martins é bom de verdade?”.

 

Criou-se grupo de zap para comentários sobre a situação vexatória de Antônio João. Basta ele chegar e ninguém trabalha mais. Alguns procurando hipotecar solidariedade; outros, por mera curiosidade, vendo a aflição da criatura.

 

A muvuca tomou proporção inconcebível: nas rodas de conversa, não se fala “noutra coisa” e a cantinela rola sem parar. Ao ponto da diretoria administrativa solicitar aos colaboradores... "tratar desse importante assunto” fora da repartição, sob pena de punição, por negligência ao trabalho. Como medida cautelar, foi emitido Memorando Circular, exigindo seriedade no cumprimento das metas institucionais.

 

E o pior é que a consulta foi marcada com antecedência de 10 dias... tempo delongado para estimular estresse imenso no dito cujo. E, como esperado por todos... à medida em que o tempo passava, com a  expectativa do exame, Antônio João ficava mais tenso e nervoso. Por noites, tinha pesadelos terríveis ou insônias massacrantes.

 

Escolhido para a consulta/exame, o Dr. Silvério Araújo Martins — um dos melhores do ramo em Teresina. Pelo vínculo à associação dos fazendários, a “opção” pelo profissional se tornou natural. Detalhe... o médico é conhecido pelo singelo apelido de “Pantera Negra”. Possivelmente, em função da cor da pele, seus 1,95m de altura, pesando 140 kg e totalmente calvo. Tem mãos enormes e um sorriso agradável, no rosto calmo e tolerante. Devido a sua reconhecida capacidade em lidar com problemas pessoais dos pacientes, colegas de Antônio João apontaram o urologista como "ideal" para tratá-lo.

 

Em casa, a situação estava insuportável... Na momento em que Antônio João entrava, Zildinha já esperava ouvi-lo reverberar a mesma xaropada: “Será que o exame dói? Esse médico é bom de verdade?”. As perguntas sempre na mesma ordem; a entonação de voz, idem. Nem na hora de sua novela preferida, o cabra lhe deixava quieta. "Se eu tivesse saco, tinha transbordado há dias", murmurava a amuada mulher, pelos cantos do apartamento. Era um abuso sem fim, demais da conta.

 

Diante das atitudes recorrentes do marido, Zildinha se mostrava arrependida de ter cobrado tanto a tal consulta. O homem andava pilhado, o tempo todo. E deixava todos tensos, do mesmo jeito. Chegara à acertada conclusão: mais que urologista, o marido precisava dum psiquiatra, para curá-lo daquela inominável fobia.

 

Num instante de indignação, ela sugeriu ao amado: ”A consulta com o urologista é daqui a três dias! Mas, vá lá amanhã, somente para saber como é o procedimento! ENTENDEU?”. Para si, disse baixinho ... “E vai me deixar em paz, seu chato de galocha!”.

 

Assim aconteceu. Naquela terça-feira ensombreada, Antônio João nem quis saber do café... mal acordou, disparou para a “UROCLÍNICA”, sem nenhum agendamento prévio.

 

E foi uma confusão dos diabos. Ele querendo conversar com o médico; a atendente explicando que a agenda estava lotada e não permitia “avant première”.

 

A contenda se arrastou por bom tempo, atraindo olhares curiosos dos presentes. Até que, informado sobre a altercação, na sala ao lado, o médico determinou a entrada daquele impaciente paciente.

 

Eis o diálogo que se sucedeu...

 

_____ Pois não, Sr. Antônio João dos Santos Oliveira... em que posso servi-lo? (médico gesticulando para o cliente se sentar)

 

_____ Dr. Silvério... já que vai conhecer minha intimidade, prefiro Toinho de Arabela... amigos mais chegados me tratam assim! Arabela é o nome da minha Santa Mãezinha... ela nasceu em Olho D'Água das Cunhãs, no Maranhão... se mudou para Floriano com 12 aninhos... 

 

_____ Sr. Toinho de Arabela, por favor, a história de sua mãe é encantadora de verdade... mas, tenho 08 pacientes para esta manhã! Disponibilizei 05 minutinhos, exclusivamente, para esclarecer dúvidas sobre nossos procedimentos relacionados ao Exame na Próstata!

 

_____ Desculpe Dr. Silvério... quando falo em minha saudosa mãezinha, sempre me emociono muito! (enxugando as lágrimas com o lencinho oferecido pelo médico)

 

_____ Tudo bem Sr. Toinho de Arabela... mas, em que posso servi-lo?

 

_____ Dr Silvério é só uma perguntinha e vou embora ... Exame na Próstata dói?

 

_____ Sr Toinho... tenho muita experiência na medicina do trato urinário! São mais de 20 anos fazendo esses procedimentos... nunca ninguém reclamou, me acredite!

 

_____ Puxa Dr. Silvério... então o senhor é bom mesmo! 

 

_____ Sr. Toinho de Arabela... sou urologista e proctologista, especialista em "toques retal e vaginal"! Faço isso em homens e mulheres de diferentes idades! Nunca perdi um paciente, por desconforto em meus procedimentos!

 

_____ Que bom Dr. Silvério... é sinal que gostam do seu atendimento! Então, o Sr. é muito bom mesmo!

 

_____ Tento sempre fazer o melhor, oferecendo conforto, segurança  e tranquilidade aos pacientes! Tenho muito orgulho do meu comportamento ético-profissional! (dando breve sorriso)

 

_____ Dr. o senhor tem mãos gigantes... seus dedos são grandes e bem grossos... Viu? Tem certeza que uma "dedada" dessa não dói?

 

_____ Sr. Toinho de Arabela... faço o procedimento de acordo com o protocolo estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina! O toque retal é através da simples inserção do "dedo indicador", protegido por luva de látex, descartável! Lubrifico o ânus do paciente com um "gelzinho" específico... isso me permite sentir o orifício e esfíncteres do ânus, assim como a mucosa do reto e a parte final do intestino! Se necessário, apalpando a região posterior da próstata, nos homens... e da vagina e útero, nas mulheres! (Dr. Silvério tentando se conter)

 

_____ Puxa Dr. Silvério... não sabia que era desse jeito!

 

_____ É o recomendado para todos os profissionais que atuam na área de urologia/proctologia, Sr. Toinho de Arabela! (disse pacientemente)

 

_____ Dr. Silvério... e quanto tempo demora essa dedada?

 

_____ Huuummmm... o procedimento dura apenas alguns minutos... a não ser que decubra alguma coisa anormal! Como o senhor é muito detalhista e está ansioso... pode ser um simples carocinho... mas, nesse caso, preciso tirar o material para a "biópsia"!

 

_____ Dr Silvério... e a história dos 33, que falam por aí?

 

_____ Como assim, Sr. Toinho de Arabela? (médico incrédulo)

 

_____ Bem Dr... me disseram que na hora da "dedada", o médico manda o paciente contar até 33, bem devagarinho... se passar dos 100, é porque a coisa tá muito feia!

 

_____ Sr. Toinho de Arabela é "INACEITÁVEL"... total falta de informação! Lorota de quem não tem o que fazer! E, por favor, já tamos nesse tira-teima, há mais de 10 minutos... tenho meus pacientes para atender... POR FAVOR!!!

 

_____ Desculpe-me, Dr Silvério... então, vou lhe fazer a última pergunta, de verdade mesmo! Quem leva uma dedada desse calibre, num fica mal falado? (Toinho... apontando para o indicador do médico).

 

_____ Sr.Toinho... devia nem responder uma aleivosia desbaratada assim... Isso é coisa de gente "IMBECIL"!!! (Dr Silvério já fora de si)

 

_____ Mas, Dr Silvério...

 

_____ Não tem nenhum "MAS", Sr Toinho de Arabela! É por conta desses "PRECONCEITOS IDIOTAS", que a Sociedade Brasileira de Urologia criou o "Novembro Azul" — Campanha de esclarecimento à população masculina, voltada para diminuição do câncer na próstata! POR FAVOR... queira se retirar do meu consultório, AGORA! Tenho muitos pacientes para ATENDER!!! (mostrando a saída ao seu interlocutor).

 

Percebendo o médico no limite da tolerância, Toinho se levantou, dirigindo-se à porta. Ao pegar na maçaneta, voltou-se bruscamente: uma idéia repentina e impensável brotou àquela mente perturbada.

 

_____ Dr. Silvério... a última das últimas perguntas... PROMETO! E se eu gostar da DEDADA?   

 

Antônio NT
Enviado por Antônio NT em 24/09/2020
Reeditado em 16/11/2023
Código do texto: T7070986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.