A TESE

Era uma platéia imensa,  composta de alunos,  professores e muitos profissionais da área da saúde.
  Desolado num canto da mesa, ao lado da minha orientadora, eu não conseguia acreditar no que ouvia:

-  Fiz questão de analisar a fundo o Curriculum Lattes da orientadora deste trabalho. Como chefe da banca examinadora declaro que, embora belas, as conclusões deste estudo se fundamentam demais na vivência  profissional da orientadora. Eu diria que o quadro traduz mais a variedade das matizes que o próprio rosto do modelo. São por demais os achados para que se dê confiança a tese.

Num impulso violento, pus-me de pé e, sobrepondo a toda estrutura hierárquica do evento, tomei a palavra
- Senhoras e senhores, depois de graduado em estatística, computação e mestrado em otimização,  ousei mergulhar nas ciências humanas, pensando em contribuir com minha lógica na análise dos fatos sociais e biológicos a que estamos sujeitos, visto que as ciências sociais são muitas das vezes contestadas como ciências, principalmente pela impossibilidade fática da repetição exata de um mesmo experimento.

Certa vez, vi um juiz excluir  aleatoriamente 90% da lista de testemunhas, sob a alegação de que "as testemunhas são as prostitutas do processo".  Pensei comigo, se pensam assim, por que então ainda as incluem?
Vejo aqui, como.pensam os engenheiros,  que a psicologia é de fato charlatanismo. Não por ser uma ciência falsa, mas acima de tudo, pela obstinada presença da falsidade na mente de seus baluartes.

A orientadora deste trabalho, não o viu senão depois de tomado forma. Julgar insanamente a sua intromissão nas conclusões dos fatos é loucura e,  acima de tudo,  uma  injustiça.  Convido a chefe desta distinta banca a visitar e entrevistar o paciente, ou mesmo assistir os videos das dezenas de entrevistas feitas ao longo de um ano, antes de alvorar de forma arrogante e estúpida sobre a natureza ética do trabalho alheio. A psicologia nunca será ciência, enquanto o charlatanismo for a principal coluna na mente de seus idealizadores.

Com a vossa licença, preciso urgentemente ausentar-me deste putrefato recinto.




 
Samuel da Mata
Enviado por Samuel da Mata em 07/01/2020
Reeditado em 10/02/2020
Código do texto: T6836110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.