*O Pai Adão

Reza a lenda de que quando a terra estava definitivamente concluída, bateu uma dúvida no Criador. Pensara Ele: “Oxente, agora que tô me dando conta dessa trabalheira toda, por nada! Onde já se viu? Eu tava quietinho, abuletado no meu canto, comendo meu pedacim de rapadura numa boa e sem quê nem pra quê me meti a veneta de construir essa estrovenga. Agora quem poderá salvar-me? Eu vou é sair dessa encrenca e criar um administrador”.

Então, o Deus Todo Poderoso pensou na forma de como deveria ser o homem. Que o administrador deveria obrigatoriamente ser dotado de inteligência era obvio. Burro não poderia administrar nada, (mas o tempo mostrou exatamente o contrário). Ao contrário dos outros animais, o homem precisaria andar em pé, não poderia ser quadrúpede. (o tempo mostrou que não aconteceu bem assim, muitos até rastejam). O homem deveria ter espírito de liderança, exercendo pela força do argumento, (muitos preferem o argumento da força). Que esse administrador forçosamente deveria ser um elemento sociável, solidário e ai foi que complicou de vez. (muitos são misantropos).

Tudo bem planejado, então Deus faz o homem, segundo consta, moldado a Sua imagem e semelhança, colocando-o como ministro plenipotenciário de um território virgem, incomensurável e de tudo farto. Criado livre sem cabresto, sem código de trânsito nem IPVA nem IPTU. O livre arbítrio e o livre direito de ir vir sem pedágio, sem contra mão nem semáforo. A terra era tão boa que, o único nome lhe cairia como uma luva seria: Paraiso!

Assim o homem viveu durante séculos, identificando coisa por coisa, anotando, desenvolvendo sua inteligência, aprendendo. Só que até felicidade cansa. O homem começou a observar melhor as coisas, a vida dos outros bichos, a procriação. Tudo se desenvolvia muito rápido especialmente devido a preservação dos biomas, mas era verdade que o homem andava mocorongo, ensimesmado, parecendo urubu baleado. Foi quando num belo dia de sol na praia, vento brando, observando aquela obra portentosa, Deus viu que não era bom que o homem vivesse só. Aproveitando a brisa da tarde, o Criador falou como homem:

- Adão, cabra vei! Já manjei qual é a tua e vou quebrar teu galho. Farei para ti uma companheira das Arábias. Pensa ai numa coisa boa e multiplica por dez. Por dez não, eleva ao quadrado e depois extrai a raiz...! Vou acabar com essa tua fleuma nem que seja aos 45 minutos do segundo tempo. Só que teremos que fazer um trato, para nada sair errado. Tá tu entendendo?

-Tô Senhor, respondeu Adão.

- Então tá, abre bem o zoi e presta atenção: Cabra, tu num pode dizer besteira diante dessa companheira que vamos chamar de mulher. Ela é completamente deferente de tu, pensa diferente e age diferente. Não uses de violência contra ela em sentido algum. Tu não podes dar mancada, que a pestinha é arisca, além de inteligente é esperta. Tu terás alegrias imensas, prazeres inimagináveis, mas nem penses que isso vai cair do céu de graça em teu colo, que não vai. Tudo na vida tem um custo. Também já ando cheio de tanto fazer milagres, vixe! Ela será feita de uma de tuas costelas e isso significa dizer que ela será muito mais resistente do que tu és e do que tu imaginas. Terá aparência frágil, porém não te iludas é só aparência. O pior de tudo é que ela age sem controle remoto, não tem a tecla on/off. A bicha é completamente destrambelhada. Ainda é tempo de desistir...

-Não, Senhor! Por favor, eu topo essa parada. Pior do que está não pode ficar.

- Ah é? Vai pensando, abestado! Então passarei às considerações finais. Veja só: quando tu acordares da cirurgia, tu estarás deitado e ela em pé diante de ti. Curiosa como ela é já terá te observado e te apalpado todo e isso já será um ponto à favor dela. Pensa numa frase positiva, numa coisa alegre para saudá-la. Essa frase será uma senha para ativar todos os mecanismos da mulher. Dai pra frente ela agirá pelo ouvido. Por esse tempo Eu não estarei mais aqui e se alguma coisa sair errado, tu estarás ferrado, nem adianta me chamar que eu já ando correndo de confusão. Contudo vou te dar uma dica, diga assim: Bem vinda minha amada! Entendeu? Repete pra mim.

- Bem vinda minha amada, repetiu Adão.

Quando Adão despertou do estupor, abrindo devagarinho os olhos e vendo aquele monumento faraônico diante dele, esfregou os olhos como não acreditando, beliscou-se para ver se estava mesmo acordado. Era-lhe algo inacreditável, dava para ver a pele sedosa, um perfume de gardênia, sorriso angelical, os cabelos de tão maleáveis até pareciam os de bonecas de milho verde, pernas... Que pernas meu Zeus! Estava completamente nua, dava até para decorar as curvas, mulher tinha orifícios que Adão não conhecia, pra ser exato, o homem não conhecia nada daquilo. Sem pelos no queixo, aliás, sem pelos no corpo. Tudo igual, mas extremamente diferente. Onde Adão tinha dois mondrongos, ela tinha dois seios maravilhosos, empinados, apontando pra ele como se dissesse: Vem! Mulher tinha cílios postiços, que graça! Nem Michelangelo inspirado faria melhor. Poderia subir num carro alegórico sem alegorias, sem comissão de frente, sem abre alas. Diante de tanta beleza a lhe embaralhar as ideias, não se dando conta da senha combinada, completamente extasiado disse compassadamente:

- Me lasquei!

Desse dia em diante, a vida do homem girou em torno dessa senha maldita e mal dita.

Aracaju Sergipe, 05/ 07/ 2016

mozaniel almeida