*Padre Beleca

Padre Beleca

Francisco das Chagas Silva, o Padre Beleca, de idade indefinida, porque podia ter de 63 a 70 anos, nasceu em Altos-PI. Não era somente uma figura pra lá de contraditória, como exótica por natureza, a começar pelo fato de que, na realidade, ele não era padre.

Era negro, forte e até, então, pançudo, e um dia, pintou os cabelos pixains de loiros, numa catastrófica dissintonia com o restante do corpo. Ele não só inventava fatos, sem nenhuma conexão com a verdade, como acreditava em suas próprias invencionices.

Sem profissão definida, foi para São Paulo, onde, segundo ele, entrou para a Polícia Militar.Ao retornar para Teresina, ajudou a organizar e fundar o CEFAP-PI. (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), como se fosse possível a um praça fundar qualquer coisa, por suas próprias forças, passando por cima da hierarquia.

Tempos depois, para surpresa das mais crédulas pessoas, “surgiu” como padre da Igreja Católica Brasileira. Estabelecido em Altos-Piauí, notabilizou-se por realizar casamentos de desquitados, divorciados ou, simplesmente, de pessoas separadas. Segundo se comentava, as Certidões de Casamentos eram emitidas escritas a lápis, pois se surgisse qualquer anormalidade futura, estas seriam rapidamente corrigidas, com o uso infalível da borracha, inclusive com a troca do nome de um dos cônjuges. Ou seja, os documentos emitidos por ele não tinham a menor credibilidade nem validade jurídica ou eclesiástica. É claro que quem o procurava eram pessoas simples, sem instrução ou levadas por espertalhões.

Quem observasse as conversas de padre Beleca, sem muito esforço descobriria que o seu nível intelectual não ultrapassava o primeiro grau. Dificilmente, ele conseguia dar sentido lógico a qualquer tema que estivesse em pauta, mesmo nas conversas mais simplórias. Mesmo assim, ele jurava que tinha estudado Teologia durante dois anos em Seminário Católico, saindo para se casar. Sem prejuízo algum às partes, poder-se-ia dizer que ele era a Dilma de batina.

Para que um elemento seja ordenado padre na Igreja Católica Apostólica Romana, ele obrigatoriamente terá que fazer dois cursos superiores (Filosofia e Teologia), o que envolve de seis a quinze anos de estudos, dependendo do Seminário, sem contar o Mestrado e Doutorado.

Pois bem, com a mesma simplicidade com que Beleca apareceu padre da Igreja Católica Brasileira, da mesma forma desta ele se desvinculou e fundou, por seus próprios méritos e risco, a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Alexandria.

Certamente ele nunca esteve em Alexandria e, dificilmente, saberia em qual parte do mundo essa cidade se situa. Como se tudo isso fosse pouco, ainda se autoconsagrou arcebispo: Dom Francisco das Chagas Silva.

Assim, aconteceu uma esdrúxula combinação: ele se tornou arcebispo dele mesmo como padre, na jurisdição de uma arquidiocese imaginária, sem território, sem paróquias e sem clero. Nesta imponderável evolução do absurdo, não me admiraria se, de repente, ele aparecesse como cardeal e viesse a eleger-se Papa ou Mingau.

Circulava em Teresina, um boato de que, certa vez, um senhor, querendo apoderar-se da herança dos irmãos, já que a mãe estava em idade bastante avançada, foi até a presença de padre Beleca, para que este realizasse o casamento dele com sua própria mãe. Num acesso momentâneo de lucidez, Beleca teria dito que isso não poderia ser concretizado, devido à consanguinidade, (claro que Beleca não usou essa palavra), que filho não poderia casar-se com a mãe, nem “rimão com rimã...”

Como o caso não progredia e o cara não queria dar viagem perdida, lembrou-se de que, no Brasil, se uma coisa não anda pela ação, poderá andar pela coação ou pela corrupção e, por isso, apelou para o “jeitinho brasileiro”:

– Padre Beleca, quanto custa um casamento?

– Casos simples cobro NCr$300,00 (trezentos cruzeiros novos).

– Muito bem, eu pago NCr$1.000,00 (mil cruzeiros novos).

– Não posso. Nem que você me pague todo o dinheiro do mundo, não posso lhe casar com seu pai...

– Nããão... eu quero me casar é com minha mãe!

– Oxente! Por que você não falou logo? Com sua mãe pode, não pode é com seu pai!

E o casamento foi realizado sem testemunhas, padrinhos ou curiosos.

São coisas de minha terra...

PS.: Padre Beleca esticou as canelas em 01/07/2016, aos 72 anos, vítima de complicações pulmonares no (HUT).

Um Piauiense Armengador de Versos
Enviado por Um Piauiense Armengador de Versos em 30/03/2015
Reeditado em 21/02/2022
Código do texto: T5188281
Classificação de conteúdo: seguro