Causo Semântico Ou Bedelhando nas Palavra.

Indiada Véééía do Recanto das Letra!

Nas minhas muitas andanças por este mundão de Deus um fato que reparei é que certas cosas se assucedem de um modo muito parecido, nas mais deversas culturas, confirmando a tese de que todo mundo é igual, salvo as deferença!

Muito tem-se dito (e se não falaram eu vou dizê agora!) que a língua de um povo reflete a índol deste povo. Pois uma das cosa que observei como certera é a tal da Lei do Menor Esforço. O povo é haikaista por excelença! Com o passar do tempo, por meio do poder da sínte, em pról da simplifiçã da comunicaçã, dão uma perna de anão na estrutura das palavra.

Vejamos a derivaçã ocorrida com alguns vocabuls neste breve tratado.

A Expressã arcaica "VAMOS EM BOA HORA" muito usada nos tempos do Brasil colonha, com o passar do tempo foi se zipando para "VAMOS EMBORA". Daí veio o Wilson Simonal e o Ivan Lins e lançaram o "SIMBORA" nos anos 70. Dispois disto esta palavra virou "BÓRA" e hoje no nordeste o povo já anda dizendo "BÓ" pros amigo na hora de deitá o cabelo do forró!

Outra palavra que enveredou por este mesmo caminho do menor esforço foi "CINEMATÓGRAFO". Como antigamente era chamado o estabelecimento onde se projetavam e se assitiam filmes. Depois virou o "CINEMA" que modernamente é chamado de "CINE".

Um causo a parte, mas nem tanto, são as expressãs de espanto e de admiraçã.

Nas Minas Geral, a antiga expressã "NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!!!" (Reparem que antigamente o povo tinha tempo prá ficá se espantando...) virou "NOSSA SENHORA!!!". Com o advento das correrias do mundo moderno o tempo disponíve prá ficá se espantando diminuiu mais ainda e veio o "NOSSA!!!" Hoje nas Minas Geral todo mundo se espanta dizendo "NÓ!!!" sem saber da origem eclesiástica da expressã.

Agora, o causo de simplificação mais animal registrado na história da humanidade só pode ter acontecido no Rio Grande do Sul.

A antiga expressã Maragata "BARBARIDADE ISTO É BOM QUE METE MEDO, O QUE METE MEDO É BOM, ISTO É BOM BARBARIDADE!!!" se compactou de um tudo!!! Dando origem a um contundente "BÁ!!!"

Somente um povo com muita fibra, capacidade de comunicaçã e sinte poderia compactar toda a informaçã contida neste mundaréu de palavras somente numa sílaba!

E prá abrilhantá o final deste causo aí vai um Hai Kai de minha própria larva Como diria o poeta: "Brincando com a crocança da palavra"...

O corpo tem partes, com partes com nomes de partes do corpo

Boca do Estômago

Barriga da Perna

Peito do Pé

e Olho do piiiiiiiii !!!

Steve Johnson de Almeida
Enviado por Steve Johnson de Almeida em 01/08/2009
Reeditado em 20/09/2009
Código do texto: T1731473