Os Bem-te-vis passarão o Natal Comigo

"Antes de formá-lo no ventre, Eu o escolhi;

antes de você nascer, eu o separei

e o designei profeta às nações".

Jeremias 1:5

Ontem, dia 9-07 do ano corrente, a tarde caminhava devagar. O sol ia junto. Deveras, por que e para quê correr?!

Peguei o banquinho de madeira e a Bíblia e fui sentar na calçada. Enquanto dentro de casa estava um caos, lá fora o tempo estava calado. Sereno.

Um bem-te-vi piava no galho de uma árvore, próxima. O outro, respondia em algum ponto, no lado oposto. Havia harmonia entre as notas sopradas por eles; por isso, intui que a paz é possível.

Abri a Bíblia ao acaso: "hoje é natal, nascimento de Cristo, o Menino Deus". Fiquei meio perdido, mas devia mesmo ser natal, pois as pessoas passavam pela rua, bem arrumadas. Acredito que estavam indo para a Santa Ceia. Um cão também passou. Pensei: "deve estar indo à comemoração de nascimento do Menino Deus". Pensando melhor, estava mal cheiroso, fedido. Acho que não tomou banho. Sei lá; de qualquer maneira, Louvado seja, que Deus interfira na caminhada dele.

E bem vindo à Terra, primogênito de Deus! Pois, segundo Kalil Gibran, nosso Pai Criador, disse: "ame seu inimigo. E Eu obedeci e amei a mim mesmo".

O tempo continuava calado. Um casal de mocinhos também passeava na rua. Tive vontade de perguntar se iriam à comemoração. Preferi fazer como o tempo: calei, reticente. Tranferi o recado para os pássaros: bem-te-vis, bem-te-vis, de bicos fechados não saem palavras; muito menos palavrinhas, ou palavrões. Espero que tenham entendido.

O meninote era magro, de meia altura, enquanto a meninota era gorduchinha, pernas roliças e cabelos encaracolados pintados. Tinta nos cabelos, é moda, atualmente.

Ambos estavam com vestes pretas e calçavam botas meio-coturno. Casal moderno, é o que me pareceu. O danado do tempo permanecia calado. Ruído? Somente dos bem-te-vis. Vez para outro, ouvia o alarido de motor de carro ou moto, também. Caos e correria: cidade grande é isso. Quanta diferença há entre a cidade grande e a Natureza!

Pensei em ir me arrumar para ir à comemoração; porém, ansiava por ser convidada; vai que alguém têm o poder de controlar o número de pessoas e bichos que entrarão no evento. Como dizem, cautela e caldo de galinha não fazem mal à ninguém.

Segurava firme a Bíblia nas mãos. Quem fazia arruaça, parou. Abri-a e peguei umas fotos. Eram de minha neta. As fotos são igualzinhas Ela, quando pequena; e dizem muito, tem os traços de minha netinha. Como pode parecer tanto, indaguei para os bem-te-vis?! Com minha boca murcha, dei risadas de canto a canto, da situação. É cada coisa que a gente passa e vê nessa vida de meus Deus!

O tempo permanecia calado. Veio-me o sentimento que por estar calado, talvez não fosse à comemoração. Nem a tarde. Nem Eu. Nem minha neta. Nem o cão. Mas todos os demais que passaram na rua, iriam; pois, embora o natal seja comemorado no dia 25 de dezembro, o nascimento de Cristo Menino Deus, é todo dia. E sabeis todos, que é o nascimento que importa para mim.

E uma vez que Cristo renasce em nossos corações todos os dias, todos que não forem à comemoração, comemorarão onde estiverem. Eu, comemorarei em minha casa, que é meu abençoado e humilde lar. Para não comemorar sozinho, convidei os bem-te-vis; e num pio estrondoso de acordar o tempo, disseram que vão. Novamente sorri de canto a canto da boca.

Pássaros não piam por lauta mesa de ceia de natal, aliás, não tenho dinheiro e nem planto para oferecer banquete de comida, contudo, após desejar-lhes boa estada em minha companhia, faço questão de servir um pouco de quirera misturada com sementes de girassol descascadas quebradas para os meus fiéis amigos, bem-te-vis.

O duo vocalizado por Eles é música, fazendo com quê Eu me sinta valorizado e visto; e longe de ser Menino Deus, renasço todos os dias. Não há nada, nem ouro é mais precioso, que o sentimento de existir.

Obrigado Natureza; glória a Cristo; louvado seja Deus!

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 10/07/2022
Reeditado em 10/07/2022
Código do texto: T7556447
Classificação de conteúdo: seguro