Carta-convite a todos que são envolvidos com a Educação no Brasil.

Cafelândia, 04 de março de 2016.

Carta-Convite a todos os envolvidos com a Educação no Brasil

Caros leitores e leitoras

Inicio esta carta cumprimentando-os e agradecendo sua atenção para comigo. Esta se origina de uma proposta de redação presente na página da UOL Educação e refere-se a um convite para debater o assunto preconceito nas escolas do país.

Sem dúvida, este assunto merece atenção. Toda e qualquer forma de preconceito deve ser combatida. Situações como, por exemplo, homofobia, xenofobia, lesbofobia, racismo, sexismo, discriminações por religião ou deficiências devem ser repudiadas. Vale ressaltar que discriminação e preconceito são crimes em nosso país.

É do conhecimento de todos que o Brasil é um país com uma pluralidade cultural enorme de Norte a Sul. Será que é tão difícil entender e aceitar isso?

Outro marco legal do Brasil que reforça o que venho expondo aqui é a Constituição Federal de 1988, que em seu texto garante direitos iguais e igualdade de condições a todos sem fazer distinções.

Por essa razão, cabe a nós, em especial enquanto profissionais formados para atuar na educação, no meu caso, Licenciatura em Educação Especial, o papel de educadores, porém, não apenas no sentido dos conteúdos, mas também para a vida.

Enfim, o assunto é extenso e é até um tanto polêmico, mas necessário de ser debatido nas escolas, sejam elas públicas ou particulares.

Outro dia, li algo que me chamou a atenção: se dez por cento (10%) da Humanidade mudar suas atitudes, nós conseguiremos afetar a sociedade mundial inteira.

Espero ter deixado aqui a minha contribuição e aproveito para fazer um pedido a cada leitor desta: Se cada um conseguir com que duas pessoas (2), sejam elas conhecidas ou não, modifiquem suas atitudes e essas a outras, aos poucos o número irá crescer e, quem sabe, não atingimos os dez por cento (10%)?

Peço desculpas se me estendi além da conta e despeço-me carinhosamente de todos (as) os(as) leitores(as).

Luís Demétrio Broetto, Licenciado em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e-mail: luisdemetriobroetto@hotmail.com

Demétrio
Enviado por Demétrio em 04/03/2016
Reeditado em 07/03/2016
Código do texto: T5563584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.