Carta para as mamaes do segundo filho
Para as recém-mamães do segundo, quero dizer algo. Olha, eu sei o que voces estão passando!! Vocês não dormem nada a noite e mal conseguem tirar um cochilo durante o dia. De noite, o bebê quer mamar e de dia, o mais velho quer atenção, e no meio de tanto cansaço e ajustes, vocês ainda se culpam por estar de mal humor...
Eu cochilava, amamentando de madrugada e acordava aos solavancos, cada vez que minha cabeça despencava do pescoço, por força da gravidade da Terra (esse maldito Isaac Newton!) e lutava para manter os olhos abertos, morrendo de medo de derrubar o bebê no chao... Mas, na luta para não dormir, cochilava mais uma vez e a cabeça despencava de novo!
O cançaco físico não nos dá forças nem pra pensar direito, tomar decisões... Blusa roxa com calça amarela? Vai essa mesma! Se bobear, melhor é passar o dia de pijama...
Tenho certeza que, assim como eu costumava fazer, vocês só tomam um banho por dia e, a cada banho, tem que escolher se lava o cabelo ou se depila, porque nao dá tempo de fazer os dois. Tenho certeza que, como eu, vocês mal conseguem escovar os dentes ou escovar os cabelos, que um deles já começa a chorar. Ver TV? Assistir a um filme? Ouvir uma música suave, relaxando no sofá? Coisas do passado!! Nada que vocês comecem agora, será terminado sem ser interrompido pelo menos uma vez. Será que vocês já jantaram dando o peito para o mais novo e dando comida na boca do mais velho ao mesmo tempo, como eu fiz? Tenho certeza que, se ainda nao aconteceu, vai acontecer. Meu marido, ao ver isso, disse: "você está alimentando três ao mesmo tempo". O problema é que o mais velho não quer largar o direito dele, não tão logo, e se vê enciumado.
Aliás, e quanto ao ciúme? Minha mãe!! Espero que este não seja um grande problema pra vocês, pois comigo, foi. A minha mais velha queria colo na hora em que eu estava amamentando, não aceitava quando um brinquedo era do bebê, não deixava o pai pegar o bebê no colo... Ela teve que aprender na "raça" a dividir e a compreender a existência do outro como ser importante. Que grande lição de vida!! Na raça!! O ciúme é um grande desafio para as mamães, pois nos enche de compaixão pelo mais velho, ao mesmo tempo em que queremos "curtir" o mais novo... é tão complicado!!
Sei que, além de tudo isso, vocês também têm de lidar com os outros da casa. Todos exigem demais de vocês, não só as crianças, e mesmo que vocês tenham alguém ajudando, todos exigem de "você". O marido quer atencão, quer carinho, quer conversar, quer até mesmo dividir a alegria de ter mais um filho, mas, nem sempre, você está na mesma sintonia (ou empolgação) que ele. E até mesmo a visita (pais ou sogros) que esteja ali pra te ajudar merece e espera um sorriso seu e você tem que dar, mesmo que sua vontade seja de chorar, explodir, gritar.
E vocês têm de lidar com tudo isso enquanto os pontos da cirurgia doem, enquanto os peitos doem, enquanto as costas doem e equilibrando os próprios hormônios... Que tarefa difícil!! Mas a gente atravessa, meio que por milagre, e sobrevive... e vive feliz!!
São cansativos e estressantes esses primeiros dias, essas primeiras semanas, esses primeiros meses!! Mas, acreditem, eles passam e as crianças crescem!! E como passa rápido!!
Hoje, meus filhos passam o dia inteiro brincando juntos, assitem aos programas de TV juntos, comem juntos, tomam banho juntos, escovam os dentes juntos e, quando um não está por perto, o outro logo sente a falta. Ver os dois, o dia inteiro juntos, me enche de uma alegria tão grande, que não dá pra explicar aqui. Ver os dois desenhando juntos, por exemplo, e a minha mais velha é que abre as tampas das canetas para o mais novo, é a coisa mais linda que eu já vi...
Eles crescem e logo vocês estarão onde estou agora, assistindo aos dois crescendo e desenvolvendo juntos e amigos!! Brincando, correndo, rindo de bobeira... É gratificante e a gente acaba até esquecendo tudo o que passou.
Portanto, força!! Essa fase vai passar e uma muito mais tranquila vai vir, logo, logo!!