Uma canção de amor

Fez tarde e manhã, tudo era belo, céu e terra feitos estavam, mas em seu seio formoso faltava preencher tão grande vazio!

Da palavra fez-se a luz, separando-se das trevas! Perfeição era a palavra, tudo fez em tempo Seu.

A Palavra que separa o firmamento!

Ergo a cabeça, resplandecente céu, baixo meus olhos, límpida água.

Oh! Tudo é perfeito, um magnifico segundo dia de trabalho

Terra, mares, águas cristalinas, a vida brota!

Ervas, relva, frutos, um majestoso terceiro dia!

Mas como raio em meio às trevas, nascem estrelas e lua, perfeitas guias, navegadores a ti procurarão em noites de embaraço.

Acompanhadas de belo sol que raia nas manhãs, estava assim completando o quarto dia.

Aves, peixes, animais marinhos e sem par, um quinto dia se mostrava a vida brotar!

Animais selvagens se espalhando ao rebolir das árvores

Nasce o homem, fruto de grande amor, semelhança do seu criador. Fez-se então sexto dia!

Na busca do que fazer, descansou Deus, de tudo que fez, pois viu que tudo era bom, tudo era perfeito, tudo era um grande sonho real, completavam-se sete dias.

Versos baseados em Gênesis 1

Era uma bela noite, a data não me lembro bem, mas creio que isso não seja muito importante comparado a experiência que vivi. Estávamos meu Amado, um grupo de amigos e eu a conversar alegremente – nossas conversas sempre eram prazerosas – lembro-me que pedimos a participação do sábio e único capaz de nos fazer entender a verdade. Seu nome era Espirito Santo de Deus, sua presença sempre nos traz alegrias sem fim e um aprendizado que penetra nossa alma, muda nossas vidas e nos faz entender o por que de estarmos aqui, estarmos assim, enfim, a conversa mostrava-se bem animada.

Falávamos sobre Gêneses capítulo 1, versículo 7 em diante; é um debate interessante, pois é uma sequencia de acontecimentos que irão nos remeter a criação de Deus:

E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão e assim fez.

E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

Vemos a criação das plantas, animais, a divisão das águas, a separação entre dia e noite e assim por diante, até se chegar ao sétimo dia no qual Deus descansa. Espetacular, não? Tudo feito com maestria, mas muitos podem se perguntar: Onde está a beleza deste livro?

Bem, eu, particularmente responderia: Quer ver a beleza então ouça a canção da criação.

Sei que alguns me chamariam de louca, mas isso é um elogio para mim, em um mundo tão ocupado para contemplar a beleza não é de se admirar que tenhamos perdido a sensibilidade do ouvir.

Mas aos que não perderam o entusiasmo pela vida, essa grandiosidade se mostra em cada pequeno gesto, posso não ter bens materiais, mas minha alma se alegra em Deus, por esta criação e por uma tão grande salvação.

Para entendermos isso nos deleitar em Isaias 53. Creio que muitos devem estar se perguntando a conexão entre esses textos, mas prometo sanar todas as dúvidas posteriormente. Mas voltando a Isaías, nesse capítulo ele tenta passar o caráter de Jesus e como seu amor deixa todas as coisas belas.

Deus vai falar:

“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?

Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Is 53:1-3).

Em outras palavras, nele Isaias vai descrever a morte de Jesus, séculos antes dela acontecer. Mas o que isso tem haver com o Gênesis? Cumprido o prometido, vamos às respostas!

Deus fez uma obra perfeita, porém, com o livre arbítrio, o homem escandalizou essa obra e preferiu andar por seus próprios caminhos, era preciso alguém se dispor a traze-los de volta foi o q a Palavra fez. Em João 1 vemos que o verbo se fez carne, esse verbo é a mesma palavra que Deus falou para criar todas as coisas. Mas como tudo se interliga?

Pela palavra a canção se fez

Pela dor o perdão veio ao mundo

Disse Deus: Haja Luz (Gn 1:1)

Disse também Deus: Ajuntem-se as águas... (Gn 1:9)

E disse: Produza a terra relva... (Gn 1:11)

Disse também Deus: Haja Luzeiros... (Gn 1:14)

Disse também Deus: Povoem-se as águas... (Gn 1:20)

Disse também Deus: Produza a terra seres vivos... (Gn 1:24)

E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado... (Gn 1:29)

Em cada um dos versículos lemos Deus disse, essa palavra nos ensina que em todos os momentos a palavra do Senhor foi nosso guia, formação e alento. Só há uma forma de conhecer a Deus, se deixando guiar por Ele e rejubilando no encontro diário com sua palavra.

Ao meu amado Jesus, por ser palavra de Deus viva e eficaz.