Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2009 - 15h21
Prezada Professora Denise,

 
Assim que recebi sua mensagem, juntamente com a sugestão, em anexo, para a nova Ementa da disciplina Metodologia Científica, tive o cuidado de responder-lhe, imediatamente, mas não obtive resposta. Imaginei que estivesse envolvida com seus afazeres, pois sei, são inúmeros.
 
Em minhas considerações, aplaudi a ementa excelente e, inclusive, posicionei-me sob a possibilidade da referida disciplina ser ministrada, ainda no primeiro período, para que, desde o início, o aluno pudesse “ser provocado” em direção ao desenvolvimento do seu pensamento crítico a respeito das demais disciplinas. Mas, considero que no segundo período, esteja bem colocada.
 
Expressei-me, também, a favor da exigência de que se cumpra a ementa apresentada, em todos os campi da Universidade Veiga de Almeida, por ser inconcebível que, em cada campus, o aluno receba informações diferentes, particularmente, no que se refere às normas expressas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
Quanto à UNIDADE IV PESQUISA: formas de organização e apresentação, da ementa, apresentei-lhe, ainda, algumas sugestões.
 
Como é do nosso conhecimento, a ABNT, em determinados momentos, oferece-nos algumas opções para uma mesma situação. Então, nessas circunstâncias, sob o anseio de padronizar os trabalhos dos nossos alunos, sugeri que deveríamos optar por uma das alternativas apresentadas. Isso não significa dizer ao aluno (como alguns deles informam ouvir dos seus professores de monografia), que exista uma ABNT para cada faculdade. Erro crasso tal afirmação, sabemos nós. Apenas, a partir das possibilidades ditadas pela ABNT, realizaríamos a escolha.
 
Em tom de ilustração, posso citar:
 

  • A ABNT apresenta três sugestões para o destaque (grifo) do título das obras (livros): negrito OU itálico OU sublinhado. Então, faríamos nossa escolha, para que seja seguida em todos os cursos.
  • A ABNT somente apresenta os elementos que deverão aparecer nas páginas pré-textuais. Não indica, expressamente, o tipo, nem o tamanho das letras e nem o distanciamente entre um elemento e outro. Poderemos sugerir um modelo único, desde que contenha os elementos exigidos pela ABNT.
  • A ABNT, quanto ao tipo, das letras, apenas proíbe os caracteres “enfeitados” (esqueci a expressão correta, agora), salientando somente que sejam redondos (que são muitos: Times New Roman, Arial, Verdana, entre outros).
  • A ABNT, no condizente ao tamanho da letra, SUGERE os tamanhos 12 para o texto todo e 10 para as citações longas e para as notas de rodapé. Poderíamos decidir sobre isso.
  • Quanto aos sistemas de chamadas para as citações: qual utilizar? Numérico (rodapé) ou Autor-data?
 
Posicionei-me, ainda, no sentido de que todos os professores orientadores das Monografias I e II, recebam as exigências da ABNT, da forma como ensinaremos na disciplina Metodologia Científica (agora inserida no segundo período), para que as informações não se conflitem na mente dos nossos alunos e que todos os trabalhos, exponham a mesma apresentação gráfica, inclusive para as páginas pré-textuais.
 
Ao final, agradeci e volto a agradecer-lhes - emocionada - a inserção da minha simples obra entre a bibliografia considerada como Livro Texto, o que só me estimula a publicar nova edição da obra, cujo “rascunho”, ainda guardado, possui o sabor das ementas da nossa instituição, relacionadas às diciplinas que se referem à pesquisa científica.
 
Iniciarei uma pesquisa sobre o item nº 4, levantados na reunião: “4- Verificar se a Portaria 07/2003 ainda está em vigor”.
 
Sem mais, para o momento,
Professora Sílvia Mota.

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 20/01/2013
Código do texto: T4095370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.