se descubra dentro da mentira

Se descubra dentro da mentira; mas para isso é preciso desligar a Televisão, eu iria dizer; quebrar, mas basta desligar e naquela hora, a da novela, se desligue também, e realize esta façanha: sentados no mesmo espaço com os pais e familiares e conversem mesmo sem assuntos, e quando não houver assuntos; proponha o silêncio, meditem todos juntos. Deixe menos espaço para o computador comece a ler, ler é se envolver com o seu próprio ser.

Como a publicidade não consegue vender felicidade passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: Se tomar este refrigerante, vestir este tênis, usar esta camisa, comprar este carro, você chega lá! O problema é que, em geral, não se chega! Falando isso, vocês já se perguntaram como tem aumentado os presídios e crianças abandonadas, os latrocínios e homicídios? Não é falta de religião é falta de espiritualidade, e não há como conciliar espiritualidade com o consumo desenfreado que os meios de comunicação oferecem e condicionam.

Quem cede desenvolve de tal maneira o desejo, que acaba precisando de um analista. Ou de remédios. Quem resiste, aumenta a neurose. O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor.

Aliás, para uma boa saúde mental três requisitos são indispensáveis: amizades, autoestima, ausência de estresse.

"Estou observando quanta coisa existe no capitalismo consumista de que não preciso para ser Feliz"!