Um coração para amar...

Senhores, senhoras, perdi meu grande amor. E é tão doloroso procurar palavras para expressar o que sinto, que às vezes parece que o coração vai saltar pela boca.

Creio que a maioria de nós sonha em encontrar um grande amor, e alguns de nós realmente o encontra. Eu sou um desses, um cara que encontrou o amor, e que me valha a memória um grande amor só é reconhecido quando nos escorre pelas mãos como areia ao vento. E sabeis vós que a paixão freme em meu peito poeta e que a luz que me inspirava se foi. E eis ai o que quero de vós.

Que entenda nessa história o valor de teu companheiro, de tua companheira, que as diferenças sejam como mãos entrelaçadas rumo a subida, que o rancor do dia a dia não seja confundido com a ausência de amor, mas com a força que se exerce nessa lida, nessa vida, nessa história.

Entenda, pois, que a confiança tem mais haver com entrega que com provas, e que amor tem mais haver com paz interior que com paixão explicita. Essa sim, a paixão, cujo significado é mais nobre do que supomos, vez que significa “sofrer por”, como a paixão de Cristo por nós.

Passa em minha mente agora um filme com pequenos sorrisos sinceros, com abraços entre lágrimas que nos fortaleceram nas mais duras batalhas, e eis que aí se encontra o grande mote dessa mensagem: Não deixa que as grandes coisas roubem teu entendimento da vida e do amor, Não! Não o faça! Toma tento das pequenas coisas, enquanto ainda é tempo. Nelas reside a maior prova do amor que dizes sentir, ou que desejas sentir.

Exponho assim minha intimidade, minhas vergonhas, meus pecados. Hoje, penso que meu coração é pássaro livre, pássaro de asas machucadas. Não queirais à meu exemplo esta liberdade. Nunca para respeitar-se a si terás que desrespeitar o teu amor. Conquanto, não estarás a respeitar ao outro e nem a ti mesmo.

Que minhas palavras lhe sirvam de alerta para enxergardes esse ser tão especial que figura-se agora como teu companheiro, como tua companheira, e principalmente, que as divergências, as diferenças, nada mais são que um convite ao crescimento espiritual, emocional, e humano.

Estamos a um passo da paz interior, e se nos parece agora tão distante esta paz, é porque nos cabe dar esse passo bendito que nos auxiliará nas sendas da vitória. Lembra-te: antes de pronunciar as palavras amargas, antes do desdém que tanto fere, nos pequenos gestos estão as forças que nos movem, e nas águas mais profundas encontraremos as mais lindas pérolas. E se ainda assim minhas palavras não são compreendidas, ratifico então assim: Aplaude o carinho que não se vê, abençoa o sorriso, o abraço, o beijo, o gesto simples. Porque se não o fizerdes agora, será tarde para ti, como foi para mim.

Wellington Cruvinel

08 de novembro de 2010.

Primavera...