Carta real de despedida e esclarecimento racial

OI PESSOA,

CONVERSAMOS, MAIS TÃO NERVOSA ESTAVA QUE FICOU PARECENDO QUE NÃO FOI DITO TUDO. DEPOIS QUE CONVERSAMOS, TENTEI VOLTAR AO NORMAL, MAIS FIQUEI COM MEDO DE PARECER UMA “BRANCA EXIBIDA”.

ATÉ DISSE QUE IRIA CONVERSAR COM A COLEGA, MAIS PENSEI: CONVERSAR O QUE? O QUE EU DEVERIA FALAR? PEDIR DESCULPAS DE QUE? NO MOMENTO QUE EU PEDISSE DESCULPAS, ESTARIA ADMITINDO UM ERRO QUE NÃO COMETI.

AO CHEGAR EM CASA, CONTEI AO MARIDO O MOTIVO DE TER SIDO TÃO DURAMENTE QUESTIONADA. EU TINHA SIDO ACUSADA DE RACISMO. A MINHA OPINIÃO É A OPINIÃO DELE QUE SE PERGUNTOU COMO UMA AMARELA QUE SOU, VIM DO MEIO DE NEGROS E ELE CONHECE MUITO BEM MINHA A FAMÍLIA, PODERIA SER RACISTA? TENDO EU COMO EXEMPLO UMA LINDA NEGRINHA CHAMADA “VIDA” QUE É MINHA AFILHADA. COMO AMO AS OUTRAS SOBRINHAS QUE SÃO BRANCAS DE OLHOS VERDES POR CAUSA DE SUAS MÃES E AVÓS MATERNAS.

ENTÃO, VI QUE ESTAVA PARTICIPANDO DE UM TRIÂNGULO AMOROSO E QUE DE NOVO OPTARIA POR NÃO CONTINUAR ESTE RELACIONAMENTO.

SOU FELIZ DESDE O DIA QUE VOCÊ ME DEU A OPORTUNIDADE DE ENTRAR NA EMPRESA E TRABALHAR EM SEU SETOR. APRENDI MUITA COISA E FIZ TUDO COM MUITO PRAZER, FIZ COLEGAS- AMIGOS... NÃO ÍNTIMOS, MAIS PESSOAS QUE ME FAZIAM BEM A COMPANHIA, INCLUSIVE A “QUESTIONADORA”. ACHO QUE FOI AÍ QUE EU PEQUEI, POIS TÃO ÍNTIMA ESTAVA, QUE ME RECORDO SIM, POR LIVRE ESPONTANEIDADE DE TÊ-LA TRATADO COMO OS “MEUS”....

RECEBI UMA MENSAGEM DE CELULAR DO MEU IRMÃO POR PARTE DE PAI, QUANDO ESTAVA AÍ NA TERÇA, COM TESTEMUNHO DE UMA COLEGA DA MANHÃ, QUE NO FINAL Dizia...-“te amo nega”.

ENTÃO FUI VASCULHAR AS MENSAGENS E DESCOBRI QUE NÓS BAIANOS, SOMOS ASSIM... QUANDO SENTIMOS CARINHO, AMOR E OU RESPEITO VERDADEIRO... NOS CONTAMINAMOS DE CHAMEGOS... QUE NO CASO DELA, FOI MUITO MAL INTERPRETADO...

A PALAVRA FOI MESMO INVEJA... ESTANDO DE POSSE DESSE SENTIMENTO QUE FAZ PARTE DE NÓS PESSOAS, A ÚNICA FORMA DE JUSTIFICAR TAMANHA INJUSTIÇA OCORRIDA NAQUELE MOMENTO CONTRA MIM FOI PEGAR O SEU “RACE CARD”.

NEM TODOS, MAIS ALGUNS, PERDENDO NUMA DISPUTA, ENVOLVENDO UM ASSUNTO QUE NÃO TEM NADA HAVER COM PRECONCEITO, PESSOAS COMO JUDEUS, ÍNDIOS, NEGROS, POBRES, DEFICIENTES ETC, ACABAM PUXANDO O CARTÃO DE RAÇA E DETERMINANDO O ARGUMENTO ACUSANDO O OUTRO DE PRECONCEITUOSO. COMO ACONTECEM ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, UM INDIVÍDUO QUE NÃO TEM INTELECTO SUFICIENTE PARA INGRESSAR NUMA FACULDADE, PUXA SEU CARTÃO DO RACISMO E GRITA:” SOU NEGRO“... E MESMO SEM NENHUMA CAPACIDADE, OCUPA A VAGA DE UM OUTRO QUE TENHA.

ACONTECE COM BANDIDOS NEGROS NOS EUA, ACONTECE AQUI NO BRASIL.

A CAUSA DO DESPEITO "DELA" DEVE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA A FALTA DE MOTIVAÇÃO. FOI COM ELA, PODERIA TER SIDO COM QUALQUER OUTRA. MAL HUMOR É FALTA DE EDUCAÇÃO...

TER ATITUDES HONESTAS E DIRETAS, ACREDITO QUE SEJA A MAIS ACERTADA, DO QUER TER OLHARES E JULGAMENTOS EM FORMA DE FOFOCAS. ESTAVA ME SENTINDO TÃO BEM NA EMPRESA, COM GRANDES EXPECTATIVAS E VESTINDO MESMO A “CAMISA”, ESTAVA FELIZ COM A MINHA FUNÇÃO. ME PERDOE POR DIZER ESSAS COISAS, MAIS ACHO QUE DEPOIS DESSA QUE ESCUTEI AI, O MELHOR É DIZER A VERDADE.

PIOR DO QUER SER PRECONCEITUOSO É SER ACUSADO DE TAL E ACREDITO QUE SE ALGUÉM DEVERIA TER ME CHAMADO E PEDIR DESCULPAS, ANTES MESMO DE SUA INTERVENÇÃO, TERIA SIDO ELA.

AÍ COM CERTEZA ESTARIA TRABALHANDO.

AGRADEÇO IMENSAMENTE PELA OPORTUNIDADE QUE ME DEU. ME TORNEI UMA PESSOA MELHOR, DESDE O DIA QUE FUI TRABALHAR COM VOCÊS E HOJE NÃO ESTOU NADA FELIZ POR TER DECIDIDO QUE DEVERIA SAIR DA EMPRESA E CONTINUAR MAIS AMARELA E IGUALMENTE "NEGUINHA".

MUITO OBRIGADA,

NANA MARQUES

Os nomes reais, exeto o meu foram preservados para evitar constrangimentos, levando em conta que estamos lidando com um site sério, onde podem cruzar pessoas de idéias e fundamentos iguais similares. Fato real ocorrido dia 03 de Julho de 2010. Carta criada dia 12 de Julho de 2010.

Nana Marx
Enviado por Nana Marx em 14/07/2010
Código do texto: T2376236