Belarmino Ferreira Lins (PARTE XI)

UMA LIDERANÇA POLÍTICA

Eurídice expôs que seu “paizinho” trazia consigo, desde os idos de Milagres, a experiência política que corria na “veia de seu genitor, o velho Belo”. E embora não o tenha conhecido, pôde vivenciar profundamente sua história, seu legado, a visão de mundo e o gosto aos princípios liberais republicanos. Teria surgido daí os primeiros lampejos que o iluminaram a participar efetivamente dos movimentos políticos na nova pátria, Fonte Boa? O certo é que a tradição vem de longo tempo, por isso não se estranhar ter vivenciado de perto a efervescência política da vila, e dela participado de forma efetiva.

Vejamos que, um ano após chegar em Fonte Boa, em 1908, já havia presenciado uma febril e dura eleição, onde competiram à presidência do Conselho Municipal os coronéis João de Siqueira Cavalcanti e Pedro Avelino de Melo, saindo vencedor o primeiro. Recordando que, o Coronel Siqueira, foi também eleito para o triênio de 1921 a 1924, deixando de concluir o mandato por ter sido eleito Deputado Estadual em 1923.

O fervor da política local sempre fez parte do cotidiano da vila. Belarmino, que já trazia na veia o sague político de seu pai, não fugiria jamais a regra desse processo. Sobre o tema, assim discorreu o amigo Guilherme (Odilon) Caresto, contemporâneo do Lins da primeira geração:

A família Lins, que há muito tempo já havia forjado fortes lastros com a sociedade fonteboense, acabou se estabelecendo definitivamente no cenário político daquele lugar. A “política” era algo muito forte na cultura local, muito mais que hoje, acredite! Seu avô Belarmino, além de muito respeitado, foi um dos maiores articuladores políticos de Fonte Boa, tanto que a história política dos Lins está aí ainda muito viva pra quem quiser ver.

Diferente do esposo - que desde cedo demonstrou apreço e disposição pelas questões políticas – Zulmira não se interessava pelo assunto. Aliás, não gostava nem um pouco. Porém, essa relação de Belarmino acabou contagiando os filhos, de tal feita, que vários deles ousaram se lançar nesse cenário, dentre eles, o Belarmino Filho, prefeito de sua terra e deputado estadual; Maneco, além de fundador do Sindicato Rural, foi vereador, interventor municipal e prefeito; Eurídice, vereadora em Fonte Boa, e a primeira mulher amazonense a ocupar tal cargo eletivo, tendo, em 1937, enquanto Presidente da Câmara Municipal, a prerrogativa de ter sido a primeira mulher a assumir, ainda que interinamente, a prefeitura de um município amazonense, em especial a de sua pátria. Depois dela, somente a professora Rosália Maria de Negreiro, em 1956, assumiu este cargo em Fonte Boa, “em virtude do termino do mandato do prefeito Aluízio Afonso, e não estar habilitado o novo titular daquela comuna”, e por ser a funcionária mais antiga da repartição, conforme preconizava a Lei Orgânica do Município.

Depois veio o Demóstenes, que por vez, foi prefeito dessa terra de bons frutos. Na lista de parentes acrescentamos o Rosábis Montezuma, eleito vereador, e o primo-cunhado Belo Gomes, vereador e prefeito-interventor. Também se destaca o Atila Lins, deputado Estadual (3) e Federal (9), campeão de votos, com 12 mandatos consecutivos; o Belão, outro campeão de votos, deputado estadual com (8) mandatos consecutivos. O Zé Lins, deputado federal, a Conceição, vereadora em Manaus; o Júlio Belarmino, vereador, e o Calísthenes, vice-prefeito, ambos em Fonte Boa. Teve também o Lucio Lins de Siqueira Cavalcanti, filho do Coronel Siqueira Cavalcanti com a tia-avó Tereza, que foi deputado estadual duas vezes.

Da mesma forma acrescenta-se o Júlio César Lins Rodrigues, vice-prefeito no Careiro Castanho, o jovem Fausto Junior, (Bisneto de Belo Gomes e Naíde), eleito em 2018 deputado estadual, e em 2022 deputado federal. Engrossando a representação feminina, a Yomara Jesuína Lins Rodrigues, eleita vereadora de Manaus em 2020, cujo destaque a levou ser em 2023 vice-presidente da Câmara Municipal. Em fevereiro do mesmo ano, assumiu a prefeitura de Manaus, um feito histórico por ter sido a primeira mulher a se tornar prefeita de Manaus, mesmo que interinamente. Em destaque, o jovem médico. Dr. George Lins, (o filho do Belão), eleito deputado estadual com 44.520 votos, e já visto na ALEAM como um dos mais expressivos parlamentares amazonenses.

Mas essa história não se restringe somente aos que venceram as eleições. Até porque a relação de participantes é longa. Muitos foram os que se candidataram a algum cargo público. Alguns deixaram de lograr êxito, dado as regras de legenda, apesar dos muitos votos nas urnas. Outros nem tanto. Ambos são os casos dos seguintes familiares:

O Eurípedes, candidato a deputado federal; O Eurípedes Júnior, o Djalma Batista de Lima e a Marly Lins de Albuquerque, candidataram a uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas. O Wiliam Lins de Albuquerque, candidato a vereador em Manaus. Os irmãos, Clisthenes, Antísthenes, Emanuel e o Francisco das Chagas Ferreira Lins (o Chico Esfola). O primo homônimo, Francisco das Chagas (Fran), o Manoel Demósthenes (Pituco), e o Scheekathenes (Junior Lins), que lançaram a uma vaga a Câmara Municipal de Fonte Boa.

Inclui-se também o Orlando Belarmino, candidato a prefeito em Alvarães, o Alberto Filho, a vereador em Iranduba, e o jovem Júlio Lins – trineto de Belarmino Filho, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. E o George Lins de Albuquerque, que em 2020 foi candidato a vice-prefeito em Manaus, e como visto anteriormente, em 2022, eleito Deputado Estadual.

Essa conversa de que os Lins são conhecidos por trazer em sua história a teia da política, têm no contexto “uma verdade”, pois, somente dessa ramificação já são cinco gerações. Ademais, temos o Ademar Lins de Albuquerque, festejado artista plástico, banqueiro e empresário de expressão internacional, amplamente reconhecido por seus conselhos político. Muito mais que isso, um homem que tem um coração enorme, florido, perfumado de vida, cuja amizade chancela sua maior marca.

LINS, Eylan Manoel da Silva. OS PIONEIROS: raízes da Família Lins no Município de Fonte Boa, 2023

Eylan Lins
Enviado por Eylan Lins em 11/10/2023
Código do texto: T7906198
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.