AFCHL - Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina
Seu lema é: “Promover a Educação Cultural e os Valores Humanos”.
A **Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina (AFCHL)**, fundada em 2013 pelo jornalista, escritor e psicanalista carioca **D. Cláudio Magnus Augustus de Saxe Altenburg Bragança de Lucena**, é uma instituição dinástica honorífica. É um patrimônio histórico e cultural da **Real Casa de Lucena-y-Veintimiglia**, uma dinastia pró-memória em exílio no Brasil. Desde julho de 2014, a Casa de Lucena, é signatária do **Pacto Global das Nações Unidas**, apoiando as 10 metas estabelecidas pela ONU para promover os princípios universais de cidadania e responsabilidade social.
A **Academia Lucentina** surgiu com o objetivo de criar um espaço para reflexão, debate e divulgação das ciências humanas, filosóficas, históricas e literárias, atuando como promotora e defensora dos direitos humanos, da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade e da paz. Possui representantes, Embaixadores Culturais, que atuam no Brasil e em Portugal.
Entre suas atividades, a Academia realiza eventos, cursos livres, palestras e seminários, abordando temas de interesse público e acadêmico. Além disso, outorga moções, diplomas, medalhas, comendas e outras honrarias a cidadãos e instituições que se destacaram por seus méritos. A academia mantém parcerias com outras entidades culturais, educacionais e sociais, visando ampliar suas atividades e atuação.
"A Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina - AFCHL, é um bastião na promoção da Educação Cultural e na Exaltação dos Valores Humanos". (D. Augustus Bragança de Lucena - Presidente da Academia Lucentina)