PERFIL PAULO SEIXAS CORDELISTA

Meu nome é Paulo Albino Vieira, mais conhecido como Paulo Seixas, pseudônimo que faz referência ao meu ídolo musical, Raul Seixas. Nasci no Rio de Janeiro no dia 1º de fevereiro de 1973 e, aos três anos de idade, vim para a Paraíba, mais especificamente, morar em Queimadas, no agreste paraibano.

Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bem antes disso, eu já desenvolvia projetos na área de literatura/poesia de cordel, uma paixão que começou desde a infância. Meu primeiro folheto de cordel, intitulado “A solução de Queimadas”, de 1997, é um verdadeiro desacato às instituições religiosas e sociais, rimas que eu fazia por pura rebeldia.

Até porque eu sempre busquei mostrar, através dos cordéis, um pouco da minha visão sobre a cidade de Queimadas, trazendo inclusive em versos, alguns personagens da cidade. Ao todo, tenho cerca de 20 cordéis autorais impressos e outros tantos publicados apenas em mídias digitais. Entre os quais, alguns eu fiz em parceria com alunos de escolas em Queimadas e outros, apenas trabalhei na produção, corrigindo e organizando o material de amigos.

Um dos meus folhetos mais recentes, publicado e divulgado em impresso, fala sobre a importância da leitura na infância, e é fruto das minhas experiências vividas em sala de aula com o projeto que desenvolvi, “Oficinas Educativas em escolas de ensino fundamental, Queimadas/PB”. Apliquei-o durante quatro anos na cidade de Queimadas, tanto em escolas públicas como particulares.

A poesia de cordel, para mim, tem uma função paradidática importantíssima, auxiliando no processo de ensino desde décadas passadas, especialmente em escolas da zona rural.