ARISTIDES DE SOUSA MENDES, UM HOMEM JUSTO

Dia 17 de Junho, "Dia da Consciência".

O “Dia da Consciência” foi inspirado no exemplo do diplomata português Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), que, 80 anos atrás, em 17 de junho de 1940, seguindo a voz da própria consciência e assumindo riscos, fez o compromisso de salvar milhares de judeus e muitos perseguidos durante a II Grande Guerra.

Aristides de Sousa Mendes nasceu em Cabanas de Viriato, Portugal, em 19 de julho de 1885. Era cônsul em Bordeaux, na França, quando foi deflagrada a II Guerra. Autorizou cerca de trinta mil vistos para proteger refugiados do nazismo, muitos deles judeus, contra as ordens ditatoriais de Salazar.

Regressando a Portugal, Aristides Mendes sofreu processos, perdeu o seu cargo e passou privações financeiras com a sua numerosa família (14 filhos). Faleceu pobre, em 3 de abril de 1954. O Instituto Yad Vashem, memorial dos mártires e heróis do Holocausto, o condecorou em 1966 como um “Justo entre as Nações”.

Foi condecorado em 1998, a título póstumo, com a Cruz de Mérito concedida pelo governo de Portugal pelo seu exemplo humanitário em Bordeaux.

Lu Mendes
Enviado por Lu Mendes em 18/06/2020
Reeditado em 18/06/2020
Código do texto: T6980768
Classificação de conteúdo: seguro