Óscar Arnulfo Romero y Galdámez
Nascimento
Em 15 de agosto de 1917, nasce Óscar Arnulfo Romero y Galdámez. Filho de um pai pobre que queria que Romero se tornasse um carpinteiro.
Vida religiosa
Romero contrariou o desejo paterno, sob a alegação de que fora chamado ao sacerdócio. Entrou no seminário foi ordenou-se em 1942. Subiu na hierarquia e foi nomeado arcebispo de San Salvador em 1977. Tornou-se um forte defensor do povo empobrecido e pediu que se acertassem as injustiças.
Romero tornou-se cada vez mais popular, e muitas pessoas ouviram seus sermões no rádio. Denunciou a guerra em El Salvador e os líderes que a criaram. Reconhecido como a “Voz dos sem voz”, por denunciar as coisas que ninguém mais o faria - a verdade sobre as injustiças.
Em 1979, houve um golpe de estado. No início, Romero o apoiou, mas, com a perseguição à Igreja Católica, solicitou aos EUA para ajudar em uma famosa carta aberta para Jimmy Carter, em 1980.
Morte
Em 24 de março de 1980, o religioso foi baleado em uma capela enquanto celebrava a missa. Ninguém jamais foi condenado por esse crime hediondo, mas a Comissão da Verdade das Nações Unidas para El Salvador realizou as suas próprias investigações e concluiu que a ordem para o assassinato seria proveniente de Roberto D'Aubuisson, líder do esquadrão da morte e político de extrema-direita.
Reconhecimento
Em 1997, Romero recebeu o título de Servo de Deus pelo Papa João Paulo II.