Minhas primeiras experiências profissionais e minha especialização clínica e pós-graduação em RH
Agora, após a formatura, os desafios do mercado de trabalho: Uma oportunidade de entrevista, na Consultoria Solução Recursos Humanos, no Centro do RJ.
No momento da entrevista, a recrutadora pareceu bastante receptiva, quando questionei se a "deficiência física" poderia interferir no processo. Posteriormente, apesar disso, fui encaminhada para falar com a diretora da empresa.
Aguardavamos tb uma outra candidata, que não compareceu. Naquele mesmo dia, fiz o exame médico, apresentei todos os documentos necessários e, logo, comecei a trabalhar.
Que felicidade! Só precisava estabelecer a forma mais adequada de chegar e voltar do trabalho, escolhendo as melhores alternativas de transporte.
Depois de algum tempo, fiquei sabendo que ,
inicialmente, houve um certo receio de que não conseguisse iniciar o trabalho, devido as dificuldades de locomoção. O que foi descartado, ao me encontrar no primeiro dia de trabalho e, pela nossa convivência, através da minha vontade e dedicação. O que sempre me ajudou a não desistir do sonho.
Voltando no tempo, reconheço que aprendi muito, realizando várias atividades em Recrutamento e Seleção de mão de obra temporária, efetiva e para estágios, prestando serviço para diversas empresas de médio a grande porte.
Dentre muitos, um momento. marcante... 9- aniversário da Empresa, no Clube Naval, confirmando seu lema: "Parceria é fundamental". Onden cada funcionário foi citado nominalmente, como forma de agradecimento.
Nela, trabalhei no período de agosto / 94 a
dezembro/ 95. Segui em frente, prestando serviços a outras consultorias, em busca de crescimento profissional.
Paralelamente, realizei vários atendimentos clínicos individuais ou em grupo ( crianças, adolescentes e adultos ) e Orientação e Informação Profissional- OV.
A experiência que adquiri, gradativamente, foi fundamental para que buscasse uma especialização.
Em 1996, participei do Grupo de estudos " Noções preliminares de Existencialismo", ministrado por Aline Tavares e Lúcia Albane.
Depois, em 1997 e 1998, fiz um curso de Especialização na abordagem Existencial em terapia, a partir do Treinamento em Psicoterapia Vivencial, coordenado pela mestra e amiga Tereza Erthal.
A vocês, muito obrigada por estes momentos de troca e muito aprendizado.
De maio/97 a dezembro/98, tb realizei um trabalho "voluntário", com a Psicóloga e amiga Margarete Cavalcanti, no CIEP Clementina de Jesus, com alunos do sexto ao nono ano, em Orientação e Informação Profissional. Grandes surpresas e descobertas para esses alunos, que mesmo tendo muitas dificuldades, estabeleceram metas profissionais para o futuro.
Que satisfação! Desejo a todos, boa Sorte e que tenham sucesso em suas escolhas profissionais!
Em agosto de 2002, participei com a amiga e Psicóloga Eliane Silva de Oliveira, de um evento
importante: um coquetel em comemoração aos 40 anos da Psicologia, no Brasil, na Casa de Espanha.
De agosto/2003 a outubro/2004 me dediquei a
Pós- graduação em Gestão Estratégica de RH, na Universidade Estácio de Sá. Posteriormente, coordenei um curso básico em RH, Recrutamento e Seleção, para estudantes de Psicologia, da Faculdade Veiga de Almeida.
Como pré- requisito para a conclusão do Curso de Pós- graduação em Gestão Estratégica de RH, estruturei meu projeto monográfico sobre o tema: " A exclusão dos portadores de deficiência física do mercado de trabalho", com a finalidade de alertar a todos, psicólogos e/ ou profissionais de RH sobre a importância da contribuição de cada um, para a justa construção de uma sociedade inclusiva ou para a manutenção dos processos de exclusão existentes.
E, a partir daí, depois. de muitas tentativas, sem retorno, o que era um sonho se tornou realidade. Com o apoio da Fazendo Livros, uma consultoria editorial, lancei o meu livro: " Os Passos da Esperança", com objetivo de debater sobre temas, tais como: a responsabilidade social, RH, a inclusão dos portadores de deficiência física no mercado de trabalho, respeito a diversidade, dentre outros.
Então, um brinde a todas essas conquistas!
Agradeço aos familiares e amigos, que diretamente ou indiretamente contribuíram para a realização de mais este sonho...