Autores

Perfil

Soráia de Almeida Veltri, nascida no Rio de Janeiro/RJ, formou-se Psicóloga em 1992, no atual Centro Universitário Celso Lisboa, com habilitação para atuar nas áreas: Escolar, Clínica e Organizacional.
Em 1996, participou do Grupo de estudos “Noções Preliminares de Existencialismo”, sendo pré-requisito para a sua especialização clínica.
Nos anos de 1997 e 1998, especializou-se na Abordagem Existencial em terapia, a partir do Treinamento em Psicoterapia Vivencial, ministrado pela Dra. Tereza Cristina S. Erthal.
Atuou na área Organizacional (Consultoria de RH, em Recrutamento e Seleção) e paralelamente na área Clínica, realizando atendimentos individuais ou em grupo para crianças, adolescentes e adultos. Participou ativamente da elaboração e coordenação de palestras e dinâmicas sobre o processo de Orientação e Informação Profissional.
Pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, em 2005, pela Universidade Estácio de Sá, estruturou seu projeto monográfico sobre o tema: “A exclusão dos portadores de deficiência do mercado de trabalho”, o qual foi fundamental para a publicação do seu primeiro livro.

Hoje busca alertar a todos, psicólogos e/ou profissionais de RH, sobre como se caracteriza o nosso discurso e a nossa prática. Há coerência entre o que digo e faço? Estou contribuindo para a justa construção de uma sociedade inclusiva ou para a manutenção dos processos de exclusão?
Acredita ser imperativo e urgente repensar a formação do psicólogo e ou profissionais de RH na tentativa de integrar, cada vez mais, a teoria e a prática. Incentivando os debates sobre a identidade do Psicólogo Organizacional, questões éticas e cidadania, novos paradigmas, qualidade de vida no trabalho e a humanização das Organizações. Conscientizando a empresa de que a garantia do livre acesso ao trabalho, direito explícito na Declaração Universal dos Direitos Humanos, representa, antes de tudo, o cumprimento de sua função social, onde tanto os “portadores de deficiências” quanto o sistema organizacional têm a ensinar e aprender, respeitando às diferenças.