Theano - mulher de Pitágoras
Dados sobre o nascimento e a vida de Theano são controversos. Chamada de discípula, filha e esposa de Pitágoras, embora outros historiadores façam-na a mulher de Brontinus. Para alguns pesquisadores, talvez tenha sido um professor na escola de Pitágoras, que tinha 28 pitagóricos mulheres. O local do seu nascimento e a identidade do seu pai são da mesma forma incertos, o que sugere a existência de mais de uma pessoa sob esse nome, no caso, uma segunda esposa de Pitágoras, cujos detalhes de vida tornaram-se mesclados (esses são, por vezes, referidos como Theano I e Theano II). Os poucos fragmentos de cartas atribuídas a Theano não foram comprovados. De qualquer forma, opto pela afirmativa de que Theano era mulher de Pitágoras e que, apoiada pelas duas filhas, deu continuidade à Escola Pitagórica, após a morte do marido.
Theano escreveu tratados sobre Matemática, Física, Medicina e Psicologia Infantil. McLemore salienta que seu trabalho mais importante foi o princípio do "Golden Mean". Mas, discernir o que realmente concretizou Theano é assaz complexo.
No Dicionário Biográfico de Mulheres na Ciência lê-se: “[...] Que Theano continuou a operar a escola de Pitágoras após a sua morte é frequentemente afirmado, mas não confirmado. Assim, somente se pode afirmar que, segundo a tradição, Theano dedicou-se à Matemática, foi médica e administradora, enfim, alguém que manteve vivo um campo de treinamento importante para os matemáticos futuros. Também, Damo (ca. 535-475 aC), filha de Pitágoras e Theano, dizem que publicou tratados do pai na Geometria, bem como tratados sobre a construção de um tetraedro regular e da construção de um cubo.
REFERÊNCIAS
OGILVIE, Marilyn Bailey; HARVEY, Joy Dorothy (Ed.). The biographical dictionary of women in science: pioneering lives from ancient times to the mid-20th century. Routledge, june 1999. 1499 p.
MCLEMORE, Ethel W. Past Present (we) - Present future (you). Association for Women in Mathematics Newsletter, v. 9, n. 6, p. 11-15, nov./dec. 1979, 11-15.
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz