O livro tem como título Como Conseguir um Emprego e Descobrir a sua Profissão Ideal, do autor Richard N.Bolles, da Editora Sextante. Era surpreendente, o autor  havia pesquisado bastante o nosso mercado de trabalho e todo o processo de recrutamento e seleção. Menos mal, um conselheiro vocacional e um "expert "na caça de vagas que conhecia bem o nosso território e o nosso mercado de trabalho.
A escrita era fácil e o entendimento perfeito...hum....até aqui tudo bem, afinal, ele estava fazendo jus ao dinheiro empregado. Mas cadê o emprego? Como caçar um e ser bem sucedido? Bom, é melhor ler com calma, porque tempo eu tenho, emprego ainda não!
Citações  interessantes no livro do autor:
"As semanas vão embora.Os meses vão embora.E a gente chega a pensar que caçar emprego é a tarefa mais solitária do mundo.Será que é tão difícil assim para os outros que procuram trabalho ou mudança de profissão? Bem amigão, a resposta é SIM".
"Existem sempre empregos por aí; Encontrar ou não, depende dos métodos que você está utilizando"
"Sempre existirão oportunidades, porque as pessoas que estão empregadas hoje recebem promoções, deixando vagos os postos de trabalho que ocupam; E porque pessoas são demitidas, por desempenho insatisfatório no trabalho, deixando mais vagas; E porque mesmo as pessoas empregadas pedem demissão, criando também mais vagas; e porque pessoas empregadas, às vezes, sofrem lesões sérias no trabalho, nas estradas ou mesmo em casa e tornam-se incapazes de prosseguir trabalhando, o que também cria vaga; ou ficam doentes, precisando se submeter a longos períodos de hospitalização, o que, da mesma forma, cria vagas".
O autor citou outros exemplos de novas vagas, por mudança de onde moram.Aposentando-se.Óbito e  nos casos de extinção dos empregos atuais por contrato por tempo limitado, que terminam, deixando em aberto novas oportunidades na mesma empresa.
Há ainda um filão interessante dos novos empregos que surgem pela demanda atual em nosso país.
Ainda o autor cita as oportunidades no setor público, contrabalançando em parte as reduções de empregos do setor privado.
No livro, ele mencionou as piores maneiras de tentar encontrar empregospela ordem: Mandar currículos pelo correio..isso representa uma taxa de sucesso de apenas 7%, conforme o autor pesquisou; Responder a anúncios de jornais profissionais ou de negócios, 7%; Anúncios de jornais de outro estado ou país, 10%; Anúncios de jornais locais, variável entre 5 e 24%; Recorrendo às agências de emprego particulares, sucesso variável entre 5 e 24%.
Termina o autor este tópico pedindo desculpas pela citação dos canais mencionados acima, de envio de currículos, informando que se isso dá em nada, não significando que não existam empregos por aí (meu caso na época), apenas que os métodos utilizados são ineficientes para encontrá-los.
E agora, as melhores maneiras de tentar encontrar esses empregos que existem por aí, conforme o autor escreve em seu livro:
"Pedir indicação de emprego a familiares,amigos,pessoas da vizinhança; Bater na porta de qualquer empregador, fábrica ou escritório em que você esteja interessado, independente de saber se eles têm uma vaga ou não; Sozinho, ou em conjunto com outros caçadores de empregos
(parente,amigo,etc)usando as Páginas Amarelas para identificar atividades ou áreas que interessam a você, na cidade onde mora, e então telefonar para os empregadores listados nessa área de interesse, perguntando se estão empregando pessoal para o tipo de trabalho que você pode fazer e fazer bem, e, finalmente, a tática que para meu caso deu certo.....A abordagem criativa por parte de um caçador de empregos ou de alguém que deseja mudar de profissão. "O sistema, de uma maneira geral, funciona assim: Faça um inventário detalhado de você mesmo; Descubra quais de suas habilidades prefere desenvolver, em ordem de prioridade. Descubra em que áreas você quer utilizar essas habilidades. Converse com pessoas que estão nessas profissões.Então, escolha as empresas em que você gostaria de trabalhar, ao invés de descobrir se estão oferecendo vagas nelas. Pesquise sobre essas companhias, minuciosamente, antes de abordá-las, Busque saber qual é a pessoa que tem de fato o poder de contratá-lo para o emprego que deseja; utilize seus contatos pessoais e seus amigos para marcar um encontro com essa pessoa, ou simplesmente ligue e descubra.  Mostre a ela como você pode ajudá-la a resolver problemas. O autor também pede para que o interessado não pule etapas, não tome atalhos e finaliza indicando que este método dá certo em 86% dos casos.
Peço desculpas ao autor pelo resumo das práticas que estão muito bem explicadas em seu livro, afinal, esta página do blog não tem a intenção nem a pretensão de fazer um resumo das páginas do livro, apenas faço as citações em respeito as frases originais e porque foram palavras que me abriram a mente e fizeram virar uma página pesada de minha vida.
Em uma de suas citações, ele me fez lembrar que, antigamente, as vagas eram anunciadas através do rádio; eu era garoto naquela época, mas me lembrei vagamente . Escreveu também que na fase pós-guerra, as indústrias , demais empresas e comércio colocavam placas de vagas de empregos em painéis nas suas portas...também me lembrei disso, porque utilizavam até pouco tempo. Nunca mais as vi.
Fui lendo, revivendo.....quando fez referência às vagas que surgem nas empresas, conforme o cargo, elas são preenchidas por ali mesmo, promovendo alguém internamente, ou por indicação.Chamou a minha atenção o fato de que, naquele momento, alguma boa vaga poderia estar sendo aberta, que nunca seria anunciada nos jornais, nem no RH da empresa ou agência de emprego;não tomariam conhecimento. Citou,também, algumas coisas como a baixa possibilidade de ser admitido através de agências de emprego, ligar para o RH da empresa e caçar vagas é o caminho errado,além de muito lento e eu não poderia perder mais tempo ou dinheiro, afinal, cansei de enviar currículos...agora estava fazendo sentido a falta de retorno no envio de meu currículo ou de ligações para marcar alguma entrevista.....o conselheiro havia sido enfático...se você quer um emprego, saia à caça, faça uma relação das empresas que você quer trabalhar inicialmente, escolhendo por atividade ou segmento, depois levante os nomes de quem são as pessoas nestas empresas que contratam alguém, que tenham poder de decisão na contratação; fale diretamente com quem decide e você irá se surpreender que falar com essa pessoa é mais fácil e simples do que imagina.
Naquele momento, fiz a minha relação das empresas do segmento desejado e liguei perguntando na minha área, quem era o ¨dono da caneta¨; pronto, em pouco tempo, já tinha relacionado empresas e nomes, agora viria a parte mais difícil, ligar.
Fui logo no topo da lista, liguei para a número um, solicitei falar com o diretor e me anunciei.  A hora da verdade chegou.....esperava que a secretária dele me informasse que ele estava em reunião ou coisa parecida....1 minuto....entrou na ligação o diretor, atencioso, educado; ficamos cerca de 45 minutos ao telefone, para economizar, estava utilizando o programa de telefonia SKYPE. Foi solicitado eu enviar um currículo e aguardar um novo contato...desliguei e corrí para sala, quem me visse juraria que eu havia ganho na loteria.......a coisa funcionava mesmo!
Passada a emoção, já que o primeiro foi no alvo, liguei para o segundo....pedi para falar com o engenheiro superintendente da empresa.......1 minuto ou pouco mais....entrou na ligação a pessoa...falamos por cerca de 1 hora, disse que mandaria o gerente nacional me ligar para marcarmos um encontro e ver as possibilidades, mas existiam sim......santo Richard N.Bolles, este homem era um guru me salvando...mas calma, nada ainda estava fechado, mas pelo menos as possibilidades estavam se abrindo.
Terceira ligação, indústria menor, liguei e, novamente, em pouco mais de 1 minuto entrou na linha o dono...falamos por cerca de 50 minutos, pessoa gentil, aliás, todos foram corteses e gentis comigo....exatamente como o conselheiro do livro havia escrito...NÃO TENHA RECEIO, LIGUE DIRETAMENTE PARA QUEM DECIDE E VOCÊ SERÁ OUVIDO.
Minhas economias já não davam para mais nada, talvez segurando bastante, aguentaria mais 2 meses. Carros? Todos foram vendidos....aqui uma passagem que peço permissão para narrar.........um dia, antes destes telefonemas. Estava transtornado, desacreditado de tudo e de todos. Saí  de casa e fui caminhar, parei no shopping e tomei um café. De repente um temporal incrível desabou lá fora e eu não tinha ânimo para ficar naquele ambiente, fui até à porta, olhei para a chuva de vento forte, lavando toda a rua. Quanto tempo eu não tomava um banho de chuva como aquele!. Que eu me lembrasse, somente quando garoto.
Olhei para o céu e pensei, quem sabe também lava a minha alma e, em seguida, sai daquele prédio....10; 20; 50 metros adiante, já não sentia mais a água no meu corpo, estava incrivelmente confortável com aquele banho todo, sem me importar com o cenário ou pessoas ao redor...caminhei por aproximadamente 10 quadras, subi ao apartamento, sentei na cama e desabei, de raiva e ódio clamando por ELE....o que afinal eu havia feito...?.Por que estava passando por aquela situação, qual era o plano? Falei tão alto, gritei, esmurrei a porta, então se fez o silêncio. Algo tinha mudado..........no dia seguinte, iria conhecer o novo professor italiano na escola.
Passados cerca de 20 dias depois dos telefonemas, nada da primeira empresa, nenhuma notícia mais; da segunda, o gerente nacional tinha ido ao meu encontro e conversamos, mas era a mesma história, eu tinha vindo de uma grande empresa e com um salário elevado, eles se sentiam inibidos em me fazer uma oferta de salário e eu apenas querendo e aceitando qualquer oportunidade....
Da terceira empresa, nos telefonemas seguintes, a mesma coisa, menor de tamanho ainda que a segunda, me elevavam no pedestal como profissional experiente,porém tinham medo de me oferecer um salário que fosse abaixo de minha expectativa e eu estava quase gritando que aceitava até de auxiliar de vendas. Era o preço de ter sido um executivo de uma empresa de grande porte e sair procurando emprego por aí.
Estava quase tendo uma nova conversa com ELE. Novamente quando a primeira empresa marcou uma entrevista em outra cidade, na regional deles, fui e  conversamos. Neste encontro estavam o diretor, um gerente nacional e o vice-presidente da empresa. Questionaram que a vaga para a  qual estava me candidatando era inferior à minha experiência e perguntaram se gostaria de abrir uma regional nova para eles........os céus se abriram........fui para São Paulo para uma entrevista final e, quase de imediato, sai daquele lugar, apenas com poucos objetos e roupas. Ao sair de Florianópolis, não olhei para trás; havia virado uma página dolorosa em minha vida.
Passados quase cinco anos, guardo aquele livro ao lado da Biblia, porque sei que ambos foram feitos para serem lidos. O Livro Supremo quase todo dia eu abro e procuro compreender o significado das parábolas ditas por Jesus e praticá-las. O outro, é para que eu me lembre sempre de não ser preconceituoso e de que não é necessário gritar com ELE, basta falar com as palavras vindas do coração. ELE ATENDE!

Waldir Figueiredo
Enviado por Waldir Figueiredo em 23/02/2011
Código do texto: T2810623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.