Sou João Matias, aquariano de 86 (14/02), estudante de comunicação e ciências sociais, escritor independente e eventual ensaísta. Trabalhei como repórter e revisor da Revista de cinema A MARGEM em Campina Grande – PB. Edito a Revista de Arte e Literatura BLECAUTE junto aos choppeiros amigos Bruno Gaudêncio e Janaílson Macêdo. Integro o cineclube Machado Bitencourt (também em Campina Grande – PB). Publico os petardos de minha reticente briga com o teclado em portais e revistas literárias.
Então, concluo meu curso de comunicação social na Universidade Estadual da Paraíba e o de Ciências Sociais na Universidade Federal de Campina Grande. Um frio latente durante a noite e partes do dia. Cidade serrana, gente amigável, muitos eventos no calendário citadino, alguns lugares frequentáveis, boa morada. Entre grandes são joãos e invernos memoráveis. Mas nasci no cariri cearense, Juazeiro – CE.
Atuo como colunista desde cedo, escrevendo para jornais regionais e portais já falecidos, a exemplo do UMCA (União do Metal Caririense, do qual fui editor e repórter) e do SURTO.com.br (portal de notícias, do qual fui editor e articulista). Também mantive o portal JOTAMATIAS.COM por 1 ano e poucos meses, sendo assassinado por mim, réu confesso, em Janeiro de 2009 – crime doloso, havia lá uma considerável parte de minha produção.
Em revistas e e-zines, participei do Jornal de Cinema do Dep. de Comunicação da UEPB, o FANCINE, que teve somente 5 números. Depois, veio a Revista de Cinema A MARGEM, também financiada pelo Dep. de Comunicação, mas com abrangência de todo o território da Paraíba e regiões vizinhas, onde trabalhei como revisor e repórter desde o primeiro número (hoje participando mais como colaborador). Atualmente, edito junto dos amigos Bruno Gaudêncio e Janaílson Macêdo a Revista BLECAUTE de Artes e Literatura, produção independente e eletrônica voltada para a literatura e as artes em geral.
Como autor independente, publiquei em 2007 meu primeiro livro de contos e crônicas AOS OLHOS DE OUTRO (Agenda, 2007), com 157 pág., 8 contos e 12 crônicas, divididas em partes temáticas (ficção dramática, política, suspense, etc) segundo uma ordem semelhante a chamadas e cadernos policiais.
Em 2008, fui contemplado com os prêmios: Unifor de Literatura 2008 (CE), Prêmio Ideal Clube de Literatura – Prêmio Fran Martins (CE) e Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro – Crônicas Selecionadas (BA), por textos selecionados e publicados em antologias literárias da Fundação Edson Queiroz, Ideal Clube do Ceará e Via Literária Produtora Cultural. Também Aos Olhos de Outro foi contemplado, no ano de 2009, com a seleção para o projeto O Jovem Escritor da Paraíba, financiado e promovido pela Universidade Federal de Campina Grande, cuja proposta está em promover uma análise crítica e catalogação da obra para publicação de um livro de ensaios sobre a atual produção literária e os novos autores da Paraíba.
Na área de cinema, participo desde 2006 do Projeto Cineclube Machado Bitencourt do Dep. de Comunicação da UEPB, com a proposta de levar o cinema nacional e internacional inacessível para a comunidade e os estudantes de Campina Grande em geral.
Informações:
Site da Revista Blecaute (gratuita e eletrônica):
www.revistablecaute.blogspot.com
E-mail da Revista Blecaute de Literatura e Artes:
revistablecaute@gmail.com (mandamos para você todos os números!)