Autores

Perfil

Sobre o autor e professor Francisco Dequi...

...na adolescência fez curso seminarístico. Destacou-se desde cedo no domínio do Latim e do Grego. Mostrou gosto especial pelos estudos sintáticos. Egresso do internato, com apenas 20 anos de idade começou a lecionar em cursos de pré-vestibular, sem titulação de professor, mas recomendado pelo total domínio dos conteúdos gramaticais e pelas estratégias pessoais bem elucidativas que adotava em sala de aula.

Graduou-se em Letras, licenciatura plena, pela Unisinos. Orador da sua turma de formandos, no dia da diplomação, foi convidado a ser docente na universidade que lhe concedia o diploma. A Faculdade de Direito Ritter dos Reis e a ULBRA também convidaram o autor para exercer atividades docentes nos seus cursos de graduação.

Desde a sua infância na agricultura e no período escolar seminarístico, na sua fase acadêmica ou na docência em curso superior, prof. Francisco Dequi, sempre se destacou como pessoa de iniciativas e de persistência nos seus projetos. Já aos 22 anos, implantou estabelecimento de ensino particular, hoje, Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC), do qual continua diretor.

Para estruturar e levar adiante o Movimento Neodidático da Língua Portuguesa, prof. Dequi instalou no IPUC o setor de pesquisa denominado de Centro de Estudos Sintagramaticais (CES), através do qual publica suas obras e organiza congressos e seminários neodidáticos em âmbito nacional a fim de divulgar suas teses inovadoras para o ensino e domínio da gramática da Língua Portuguesa.

As pesquisas do prof. Dequi, no início deste milênio, passam a ter o valioso apoio da informática. As suas obras neodidáticas ilustradas por sintagramas, diagramas e outros gráficos elucidativos recebem eficientes ferramentas que facilitam o domínio das regras gramaticais inatas na estrutura do funcionamento da Língua. OS CD’s, juntamente com os livros e DVD’s têm ajudado decisivamente a muitos na assimilação desses conteúdos.

O lema adotado pelo movimento do prof. Dequi é "LEVAR A PERCEBER".