Autores

Perfil

Será este o meu perfil?
 
Elisio Bezerra
 
Filho de Juraci Maria da Conceição, e de Arthemio Bezerra, é brasileiro, solteiro, artesão, escritor (romancista, poeta, contista), nascido no dia 26 de novembro de 1950, em Pinheiral – Estado do Rio de Janeiro.
 
Pai de Bruno José Figueiredo Bezerra, nascido na cidade satélite de Taguatinga-DF, às 12h20min, aos 03 de agosto de 1987, conforme consta no Livro “A” 039, folhas 340, nº.20140, de 17-08-87.
 
ESCOLARIDADE:
 
Em 1960 fez o Curso Primário na Escola Estadual Alzira Vargas do Amaral Peixoto, em Pinheiral – RJ.
 
Ao se casar, a irmã mais velha, em 10-maio-66, Elisio foi morar com ela, primeiro em Urutaí, um recanto dos mais longínquos para um jovem de 16 anos de idade; depois em Rio Verde, ambas localidades no Estado de Goiás. Nesta última cidade fez o Curso do 1º Grau no Colégio Agrícola de Rio Verde. Naqueles idos o nível escolar se chamava Curso Ginasial Agrícola,
 
Depois, com o advento de a irmã mudar-se para Brasília, Elisio foi convidado a acompanha-la fixando residência na cidade de Planaltina-DF, onde cursou o 2º Grau no Colégio de Planaltina.
 
Para o Curso Superior – Curso de Letras Modernas – voltou a Rio Verde onde tentou cursar o Curso de Letras Modernas na Faculdade de Filosofia de Rio Verde - Rio Verde – Goiás. Ali frequentou as aulas durante três meses, mas por diversos fatores não concluiu o curso e nem trancou sua matrícula.
 
ESPECIALIZAÇÃO
 
Curso de Auxiliar de Escritório, em 1971 – Escola SENAC – Convênio MTPS – Brasília – DF.
 
Curso de Mecanografia, em 1973, pela empresa CONSERMAQ – Rio Verde – Goiás.
 
Curso de Artesanato em Argila, nível Artesão, em 1983, promovido pela Fundação Maria do Barro, sob o apoio do Governo do Distrito Federal - Secretaria de Serviço Social - Fundação do Serviço Social
 
CERTIFICADOS

Publicou, no dia 14 de dezembro de 1983, o romance policial sob o título “MAIOR QUE O TEMPO”, com 171 páginas, lançado pela Editora Thesaurus, na Livraria e Galeria de Arte, em Brasília – DF.
 
Participou do 4º Congresso Brasileiro da Pequena e Média Empresa, realizado no Senado Federal – Brasília-DF, de 07 a 09 de novembro de 1984 na qualidade Congressista, com discurso editado no Digesto Econômico, Anais do 4º Congresso Brasileiro da Pequena e Média Empresa, Sessão Pinga Fogo, página 150.
 
Participou do Treinamento Gerencial Básico nº. 32/84, promovido pelo Centro de Apoio à Pequena e Média do Distrito Federal, no período de 13 a 23 de novembro de 1984, com 20 horas aula.
 
Participou do XIX Encontro Nacional de Escritores, realizado em Brasília no período de 05 a 09 de setembro de 1985, com 40 horas, promovido pelo GDF, SEC, Fundação Cultural do Distrito Federal.
 
Participou da coletânea de poetas editada pelo 26º Aniversário de Brasília (BRASÍLIA 26 ANOS - ASAS ABERTAS PRA VOCÊ; TEXTOS&DESENHOS; FALA SATÉLITE - PLANALTINA, com dois poemas: PESCADOR DE BAR e TRISTE E SAUDOSO TEMPO ANTIGO QUE DEIXOU MARCAS TERRÍVEIS NA NEGRA HISTÓRIA DO MEU PAÍS *), no dia 21 de abril de 1986, promovido pelo GDF-SC-FCDF.
 
EXPERIÊNCIAS CURRICULARES 

Funcionário da empresa MOVIMAQ – Móveis e Máquinas Ltda. No período de 03-05-73 a 31–08-73 – Rio Verde – GO;
 
Monitor do Curso do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, entre os anos de 1973 a 1975 – Rio Verde – GO;
 
Funcionário do Ministério da Educação e Cultura – Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário – COAGRI – lotado no Colégio Agrícola de Brasília, em Planaltina-DF, entre os anos de 1975 a 1977.
 
Secretário da Comissão Permanente de Licitação do Colégio Agrícola de Brasília – entre 1975 a 1977.
 
Chefe da Seção de Serviços Gerais do Colégio Agrícola de Brasília, entre 1976 a 1977.
 
Funcionário da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda em 1986.
 
Monitor do Curso Supletivo do 1º Grau para a 8ª Série da Escola Classe 01 de Planaltina, Distrito Federal, em 1977.
 
Funcionário da Firma Construtora Noberto Odebrechet S/A, na Companhia Siderúrgica Nacional - em 1978 – Volta Redonda – RJ.
 
Funcionário da Fundação Educacional do Distrito Federal – GDF – SEC – lotado no Colégio Agrícola de Brasília – Planaltina –DF, entre 1979 a 1981.
 
Secretário da Comissão Permanente de Licitação do Colégio Agrícola de Brasília – GDF-SEC-FEDF, entre 1979 a 1981.
 
Assessor do Supervisor de Orçamento e Contabilidade e Finanças do Colégio Agrícola de Brasília – GDF-SEC-FEDF, entre 1979 a 1980.
 
Supervisor de Almoxarifado e Patrimônio do Colégio Agrícola de Brasília - GDF-SEC-FEDF, entre 1979 a 1981.
 
Funcionário do Governo do Distrito Federal, lotado na Administração Regional de Planaltina-DF, como Diretor da Divisão de Desporto, Lazer e Turismo – DDLT, entre 1986 a 1988.
 
Funcionário da Organização Não Governamental, Fundação Maria do Barro, onde ocupou o cargo de Diretor Executivo da Olaria Comunitária do Trabalho, em Planaltina-DF, entre 1988 a 1995, atendendo diariamente mais de 80 famílias no fabrico de tijolos artesanais, artefatos de argila, tapeçaria, tecelegem, cultivo de hortaliças, jardinagem e na criação de animais de pequeno porte.
 
Foi funcionário dos poderes públicos municipais entre 1996 a 2012, sempre atuando na vida política.
 
Entre 1999 a 2000 foi ser o Diretor de Secretaria da Câmara Municipal de Pinheiral-RJ.
 
Em 2001 passou a ocupar o cargo de Consultor Legislativo da Câmara Municipal de Pinheiral, cuja função era a de assessorar os vereadores daquela Casa Legislativa.
 
Em 2005 foi secretário pessoal do prefeito Antonio Carlos Leite Franco, e demitido por este em 10-08-2012, como revide por ter sido apoiador de Ednargo Oliveira Barbosa, sobrinho do próprio prefeito.
 
EXPERIÊNCIAS EXTRACURRICULARES
 
Em 1986 foi cabo eleitoral da campanha política de Márcia Lemos Kubitschek de Oliveira – mais conhecida como Márcia Kubitschek, que se elegeu como deputada federal pelo Distrito Federal. Nesta primeira eleição de Marcia, a sua campanha foi disputadíssima em todo o DF, inclusive em Planaltina, ela teve a primazia de bater à larga, nas urnas, os tradicionais que a hostilizavam naquela cidade.
 
Em 1990, novamente engajou-se na campanha política do Distrito Federal quando ali se celebrou a primeira eleição direta para o governo do Distrito Federal e Joaquim Roriz foi eleito governador tendo como vice-governadora Márcia Kubitschek.
 
Márcia só não foi eleita senadora da república em 1994, por questões óbvias, pois o governo de Joaquim Roriz tornou-se uma catástrofe no Distrito Federal, e deu no deu. Mas Márcia se elitizou demais e a populaça não gostou do que viu, quando ela revelou-se tão vivamente.
 
Em 1995, ao retornar a Pinheiral, com a certeza de que seria definitiva a sua permanecia na cidade, foi convidado por Aurelino Gonçalves Barbosa para ser seu coordenador na campanha eleitoral daquele ano, em cujo pleito Aurelino foi sacramentado o 1º prefeito do Município recém-emancipado.
 
Tem um diário virtual (blog) no Blogger contendo trabalhos literários de variados estilos, publicados sob o epíteto de Elbezfla Pinheiral;
 
Tem obras literárias publicadas no recantodasletras.com.br, sob o epíteto de Elbez;
 
Tem obra literária publicada no Ensaio Poético Tema Ilusão – diversos autores - Elisio Bezerra.

Aposentou-se em 2017. Quando, desde de então, tem se dedicado à arte confeccionando trabalhos de colagem com cacos de ladrilhos na praça onde mora  
 
Pinheiral – RJ, 26 de novembro de 2012.
 
Elisio Pedro Bezerra
Residente e domiciliado na Praça Getúlio Vargas, 36
CEP – 27197000 – Centro – Pinheiral – RJ.
elisiobezerr@gmail.com
elisiobezerr@yahoo.com.br