Autores

Perfil

O QUER DISSERAM :

[b]Rosi
ESPAÇO TEXTUAL E POÉTICO DE SPÓVOA
Sebastião V. Spínula Spóvoa é de Goiás Velho (GO) e trará ao Reino Poético de Pasárgada um pouco de sua obra. Para conhecê-lo, pode-se seguir o roteiro deixado por ele em seu perfil e que apresento a vocês. Com certeza ele terá muito a nos presentear aqui.

quem sou eu:
VEJA NAS
• CITAÇÕES ANTOLÓGICAS E BIOGRAFIAS.
DR. EM CIÊNCIAS JURÍDICAS
JORNALISMO
• A POESIA EM GOIÁS-GILBERTO MENDONÇA TELES
• ESCRITORES GOIANOS. PPROF.AUGUSTO GOIANO
• À SOMBRA DOS QUILOMBOS. DR.MARTINIANO J. SILVA
• DICIONÁRIO DO BRASIL CENTRAL. BARIANI ORTÊNCIO
• A HISTÓRIA DA IMPRENSA EM GOIÁS.AGI.
• ESCRITORES DE GOIÁS MARIO RIBEIRO MARTINS
• DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS- MÁRIO R. MARTINS
• DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS-MÁRIO MARTINS
• ENCICLOPÉDIA DOS ESCRITORES BRASILEIROS- MEC.
EIS O QUE DIZEM QUE SOU:
NA VERDADE, QUEM FOI "EX",FOI ISSO, FOI AQUILO, NÃO PASSA DE UM "EXTINTO.UM GENERAL SEM FARDA, UM PAPA SEM O CETRO, ENFIM, NÃO SOU P...."NENHUMA!

DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS(Mario Ribeiro Martins).Pagina 1.026 – (in verbete) de):Sebastião V. Spínula Póvoa,Goiano de Goiás Velho,1936; escreveu,entre outros,”HISTÓRIAS DO SEM NOME E DAS ALMAS PERDIDAS”, “CANTIGAS PARA UMA PRINCESA”,”POEMAS EXPERIMENTAIS”,este com seu irmão Eurípedes Spinula Valério Póvoa, sem dados biográficos nos livros.Foi jornalista do jornal FOLHA DE GOIÁS, em Goiânia, do JORNAL DIÁRIO CARIOCA , em Brasília,Editor e Diretor da TRIBUNA DE GOIÁS,Repórter do DIÁRIO DA TARDE; do CINCO DE MARÇO e do jornal O POPULAR.
• Na década de 60 foi jornalista credenciado no Palácio da Alvorada, em Brasília. Atingido pela Revolução de 1964, foi expulso do Brasil, tendo se exilado no Paraguai,no Chile e no Uruguai.Durante alguns meses, permaneceu escondido no Convento dos Dominicanos,na cidade de Goiás Velho ( como irmão da. O. F.M,orientado pelo Frei Simão Dorvi ) onde se dedicou à pesquisa histórica,seleção e catalogação de documentos,com mais de um milhão e duzentas mil anotações de óbitos, batizados e casamentos(período de 1722 /l900).Tornou-se Assessor de Imprensa do Governo de Mato Grosso, em Cuiabá,.Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Mato Grosso(OAB-CE.17.181). Escritor, Poeta,Ensaísta.Pesquisador,Memorialista,Pensador,Ativista.Produtor Cultural.Literato,Cronista,Contista. Administrador.Educador. Ficcionista. Conferencista,Orador. Intelectual. EXAMINADO nos livros ESTUDO LITERÁRIO DE AUTORES GOIANOS E ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Membro da União Brasileira de Escritores de Goiás, da Associação Goiana de Imprensa, da Associação Tocantinense de Jornalistas Profissionais.
• Encontra-se na SÚMULA DA LITERATURA GOIANA, de Augusto Goyano e Álvaro Catelan, na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, DE Afrânio Coutinho,Edição do MEC.1990.Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio, no Livro POESIA EM GOIÁS, de Gilberto Mendonça Teles e no DICIONÁRIO DO CENTRO-OESTE, de Bariani Ortêncio, foi DIRETOR DE IMPRENSA, RELAÇÕES PÚBLICAS E CERIMONIAL, DURANTE 10 ANOS; DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS, em Palmas. Depois no Ceará, na puríssima Praia de Quixaba, terra só de pescadores,onde fui pescador e Presidente da Associação dos Pecadores,minha gente, meu povo. Agora no Paraná
e, hoje no Tocantins.