Autores

Perfil

ASSIM NASCEU A ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS,
POETAS E CONTISTAS CATARINENSES

A Sra. Maria Vilma Campos, advogada, poetisa e incansável batalhadora em prol da cultura e das artes, alimentava um sonho: fundar neste Estado de Santa Catarina uma associação que reunisse poetas, cronistas e contistas.
Falou a alguns amigos que a escutaram atentamente, porém meio temerosos.
O sonho de Maria Vilma Campos estava encontrando resistência, e por isso custando a se concretizar. Os amigos estavam receosos, com medo de entrar nesta parada. Era uma empreitada que não podia ter sucesso, diziam uns aos outros.
E Maria Vilma Campos insistia, contava com um e outro, sempre dizendo – Quero a união de todos os amigos poetas sob a proteção de uma bandeira.
Um dos convidados foi o Sr. Abel Pereira, que de imediato descartou a possibilidade, já que ele, conforme suas palavras, tinha a FIGUEIRA e não ia fazer nada que a prejudicasse. Tudo ficou temporariamente parado. Numa bela manhã de fevereiro, enquanto a população procurava refúgio nas praias desta cidade, Maria Vilma Campos telefonava para sua amiga Osmarina Maria de Souza, dizendo que ainda não desistira do sonho, e convidava-a para, juntas, trabalhar no assunto; seu sonho teria que se tornar realidade, e concluindo dizia: Santa Catarina precisa saber que tem um grande número de pequenos poetas, contistas e cronistas, e para isto é necessário que os divulguemos, pois são pequenos pela sua humildade, porém grandes em seu potencial literário.
A amiga Osmarina concordou, dizendo – Precisamos, para tanto, convidar mais algumas pessoas.
Na ocasião a poetisa Vilma Bayerstorff estava, por assuntos particulares, procurando contato com a amiga Osmarina Maria de Souza, e através de um telefonema foi informada por sua filha Solange que a mãe estava às voltas com a fundação de uma associação. Vilma Bayestorff se interessou pelo caso e entrou na parada. Já eram, então, três pessoas. Encontraram-se no recém-inaugurado bar da Alfândega, em uma tarde de vento sul, para discutir o assunto que foi acompanhado por siri na casquinha e um bom refrigerante.
Foi marcada uma reunião para o dia 25 de fevereiro de 1995 na residência da Sra. Vilma Bayestorff, à qual compareceram as convidadas Neli Barreto Dutra, Zoraida Guimarães, Dalvina de Jesus Siqueira, Zelly Azevedo, Vanda Schäeffer, Terezinha Rovaris, Maria Vilma Campos, Marilu Ramos e Osmarina Maria de Souza. Todas acordaram com a sonhada associação, pois são poetisas; mas era preciso trazer mais associados, e foi marcada uma outra reunião na casa da Sra. Zoraida para a elaboração de uma Carta Programa. Osmarina Maria de Souza foi convidada a fazer a 1a ata com data de 25 de fevereiro. No dia 4 de março do mesmo ano a turma se reunia na casa da Sra. Zoraida para mais alguns acertos. Lá estavam, além da anfitriã, Vilma Bayestorff, Maria Vilma Campos, Neli Barreto Dutra, Dalvina de Jesus Siqueira, Zelly Azevedo, Wanda Schäeffer, Marilu Ramos, Terezinha Rovaris e Osmarina Maria de Souza que foi convidada a fazer a segunda ata.
Ficou decidido que era preciso mais uma vez tentar conversar com o Sr. Abel Pereira. E enquanto Maria Vilma Campos, Osmarina Maria de Souza, José Cacildo e Luís Galvão iriam à casa do Sr. Abel Pereira, as demais senhoras esperariam na lanchonete Bob’s. A conversa com o Sr. Abel foi em vão, e a comissão então veio juntar-se ao grupo que a aguardava na lanchonete. Foi então, naquele momento, declarada fundada a associação pela Sra. Maria Vilma Campos, e a Sra. Vilma Bayestorff na ocasião leu a minuta da Carta Programa. Escolhida no ato a primeira diretoria provisória, ficou assim constituída – Presidente: Dalvina de Jesus Siqueira. Tesoureira: Zelly Azevedo. Estava fundada a Associação que receberia por aclamação o nome de ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS, POETAS E CONTISTAS CATARINENSES. Era dia 4 de março de 1995.
O colega Galvão solicitou um aparte, pedindo que fosse adiada a eleição para a próxima reunião do dia 24 de março, em local a ser definido, e a Sra. Zelly Azevedo lavrou a ata daquele acontecimento.
Foram considerados sócios fundadores as seguintes pessoas: Maria Vilma Campos, Vilma Bayestorff, Zoraida Guimarães, José Cacildo da Silva, Luís Silva, Marilu Ramos, Wanda Schäeffer, Neli Barreto Dutra, Luís Gonzaga Galvão, Dalvina de Jesus Siqueira e Osmarina Maria de Souza.
A Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses foi registrada em Cartório de Títulos e Documentos sob o no 3.216 publicado no Diário Oficial do Estado no 15.217 de 04.07.1995.

*Passagem extraída de: Antologia 4 da ACPCC (2000), pág.17-20.