Cantor, cantador e compositor a seguir a trilha daqueles que cantam a cultura do Nordeste fora do circuito das grandes gravadoras. Acauã é, talvez, o mais firme de todos por não negar as suas raízes, revelando uma autenticidade original e expressiva pela criatividade melódica e poética de suas músicas. Em Acauã, vamos encontrar a revelação antiqüíssima dos modos gregorianos quadriedros da capela medieval, isso para reportar às origens da cantoria nordestina que Acauã faz renascer com toda vitalidade em sua arte.
Agora, no seu 5º CD, esse cearense, filho natural de Jaguaribe, calçou a alpargata de artista e se tornou o andarilho Quixote de nossa música popular, assim como foi Luiz Gonzaga, contra os "moinhos de vento" do chamado "Agrobrega" ou o "Country-pira" das multinacionais que dominam o mercado fonográfico do país.
O seu trabalho cresce, se amplia e se fortalece pela introdução de temas e história do imaginário mítico de nosso povo, possibilitando com essa ligação um maior engajamento no contexto social de nossa cultura.