Ulisses Ângelo dos santos, nascido em 1984, na cidade de Várzea Nova - Bahia, filho de lavradores, o pai Roberval Batista dos Santos, morreu quando ainda era pequeno,
a mãe Maria Madalena dos Ângelo dos Santos, casou-se novamente e abandonou a vida no campo para viver no distrito federal, onde pensará dá melhores condições aos filhos, Ulisses tem três irmãos de sangue e um adotivo.
Licenciado em Letras pelo Instituto Educacional Supera.
observador e curioso, Ulisses ingressou no universo cultural muito cedo, quando aos 8 anos de idade fez sua primeira apresentação em publico no teatro escolar, daí então, tudo que envolvia arte e exigisse seus sentimentos, lá estava ele. seu primeiro poema foi escrito em 96 numa cerimonia de homenagem aos pais, o poema não só emocionou seus familiares como a todos que ali assistiam. A parti daí não parou mais de escrever, porém nunca havia publicado seus poemas, participou e foi semi-finalista na primeira edições do TAL - Tempo de Artes Literárias - festival organizado pelo governo do estado da bahia, direcionado aos alunos da rede publica (2010 e 2011).
Ainda em 2011 publicou o livro: "EU E O CORDEL, O CORDEL E EU" numa platarforma digital, nesse livro, trazia uma coletânia contendo todos os seus cordeis e quatro sonetos, mas em 2015 resolveu retiras os livros estante virtual. Atualmente, Possui uma pequena Editora, onde pública seus poemas, além, é claro, de editar outros autores. publica também pela Nordestina editora e comercializa na região oeste da Bahia, e em algumas capitais do país. participou de 8 cordeis coletivos. participou de duas Antologias: "Nova Antologia de Cordelistas Baianos" e "Antologia Poética de Cordelistas do Velho Chico e Convidados", participou ainda das coletâneas: "Anuário do Cordel Brasileiro"; "Brasil: entre cordéis e lendas"; " Cartas de amor em versos de cordel", "Cirando de Versos (coletânea de cordéis infantis)" Alem de várias parcerias com poetas de outros estados.