Eduardo Francisco Jaques Neto, filho de Valdir Eduardo Jaques e Nadir Maria de Oliveira Silveira, nasceu a 30 de julho de 1991 em Torres – RS. Graduado em Psicologia (ULBRA). Pós-graduando em Filosofia e Autoconhecimento (PUCRS). Psicoterapeuta corporal em formação. Atua profissionalmente como Terapeuta Holístico desde 2008. Mestre no Método Reiki Usui Shiki Ryoho e Shihan Sensei na versão Gendai Reiki Ho do Dentho Reiki (Reiki Tradicional Japonês) com mais de sessenta turmas formadas entre Torres, Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul. Terapeuta Floral com Certificação Internacional (Healingherbs - Inglaterra). Iridologista. Palestrante.
Escritor. Compositor. Cantor entusiasta. Poeta com seu primeiro livro publicado em 2016. Descobriu-se envolvido com a arte logo após o intenso despertar espiritual ocorrido na adolescência. Escreveu seus primeiros poemas por volta de 2005, onde a Poesia se mostrou como nova ferramenta para tratar de assuntos metafísicos e para transbordar o lirismo de um coração que, quando ama, ama intensamente. Seu “Um amor maior que uma vida”, poema de temática romântica, foi laureado em 2007 entre os vinte finalistas do histórico I Poesia na Escola, projeto cultural idealizado e realizado em Torres com vistas a incentivar os autores em idade escolar. A partir daí passou a ser presença em diversos eventos culturais. Em 2008, foi vice-campeão do II Poesia na Escola, com o poema “Malabarista da Palavra”. Também fez oficinação poética com Joaquim Moncks, o coordenador nacional da Casa do Poeta Brasileiro, e Oficina de Poesia com Fabrício Carpinejar durante a Feira do Livro de Torres no mesmo ano. Em 2010, participou da Antologia de poemas “Vozes do Mar”, organizada pela prof.ª Aledir Bristot. Com seu poema intitulado “Descida”, foi classificado entre os cinquenta vencedores no “III Prêmio Literário Canon de Poesia 2010”, concurso nacional com 3.457 inscritos na respectiva edição, recebendo como prêmio a publicação de Antologia reunindo os textos vencedores. Em 2011, foi um dos dez vencedores do concurso nacional "Poesia em Trânsito - Seus versos em movimento", promovido pela ULBRA, com seu poema "Mergulho no Plástico". Nesse mesmo ano, foi homenageado pelo Prêmio Cultural, sob o dístico de “Revelação Poética” outorgado pela rádio comunitária Cultural FM.
O projeto de publicação do seu livro “Sublimação” foi o primeiro colocado dos dez projetos artístico-culturais contemplados com patrocínio público no edital 001/2015 do Fundo Municipal de Cultura de Torres (FUMCULTURA), entre um total de dezessete inscritos, sendo o único a receber nota máxima em todos os quesitos avaliados pela Comissão de Incentivo à Cultura (COMIC). Visando fomentar a cultura no litoral norte do Rio Grande do Sul através do estímulo à leitura e gosto pela literatura dentro dos cânones contemporâneos, a culminância geral do projeto se deu com o lançamento realizado no dia 25 de junho de 2016, na livraria Super Livros, situada no centro da cidade de Torres. Os autógrafos se iniciaram pouco antes das 15 horas e se estenderam ininterruptamente até após as 18 horas e 30 minutos, sendo um grande sucesso.
Até a presente data participou de um sem número de apresentações musicais e saraus poéticos. Participou de Feiras do Livro e proferiu palestras de cunho literário para alunos de ensino fundamental e médio, tendo sido também muitas vezes convidado a ser jurado em edições mais recentes do Poesia na Escola - projeto pelo qual guarda enorme afeto.
Em 19 de maio de 2017 foi empossado como Acadêmico Correspondente na Cadeira nº 130, do Patrono Wilhelm Reich, na Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências 'A Palavra do Século 21' - ALPAS 21, em Cruz Alta - RS.
E-mail: eduardo_francis@hotmail.com
BLOG: www.visaodeluz.blogspot.com
BLOG literário: www.poetaeduardojaques.blogspot.com