Nota Biográfica José António Ribeiro de Carvalho, nasceu a 26 de janeiro de 1964, na freguesia de Vermoim, Concelho de Vila Nova de Famalicão, onde reside.
Cresceu num meio rural e de pessoas simples, numa família de seis irmãos, e tem dois filhos.
Sempre teve gosto pela escrita, todavia esse facto trouxera-lhe alguns dissabores ao nível da disciplina de português, pela liberdade de escrita e interpretação que reclamava.
Escreveu artigos para os jornais locais “Cidade Hoje” e “Repórter Local”. Também teve comentários seus citados e publicados na RTP3 (Televisão pública).
Em outubro de 2018 editou o seu livro de poesia (e fotografia) “Sente, Logo Vives e Sonhas” através da Editora Chiado.
Já participou em mais de duas dezenas de Coletâneas e Antologias poéticas e contos, com destaque para as da Editora Chiado (mais de dez), também da Mimos e Livros (1), Livro Aberto (2) e Poesia, que queres tu? (1) - Rádio Voz de Alenquer, Poetas d’hoje (1) - Grupo de Poetas da Beira-ria (Aveiro), Alma Latina (2), Horizontes da Poesia (2). Também nas Antologias de Natal (4) - Solar de Poetas (e-book) e na Coletânea Évora Poesia (1), ICE – CM Évora.
Manteve ao longo dos últimos anos participações ativas em inúmeras iniciativas literárias, sejam concursos, homenagens, comemorações, ou tão somente com o único motivo de levar a poesia às pessoas, destacando-se o programa “Livro Aberto” (RVA), programa “As Nossas Raízes” (RCH), “Hora Mágica” (Rádio MUM), eventos online, entrevistas em várias rádios e jornais.
Entende que “a poesia deve ser livre de voar”, dando-lhe asas no seu:
* Blog: (https://joseanricarvalho.blogspot.com/),
* Facebook: (https://www.facebook.com/JAdeCarvalho.JAC/),
* YouTube: (https://www.youtube.com/channel/UCo9DH4XVhOl2Vewf1x3tzJw).
Aproveita este espaço para dar um abraço e demonstrar a sua gratidão a todos aqueles que dedicam algum tempo aos seus poemas, independentemente do meio como o fazem.