Paulo Pinto Manuel é acariciado pelos amigos e irmãos pelo atributo de Paulo Espírito, de onde derivou o pseudônimo de Pensador Espírito da Revelação. Sou angolano de raiz e com muito orgulho da negritude que fui feito pelo perfeituoso Deus, não reclamo por ter sido feito adsim, pois se Deus achou que deveria ser negro, africano e ainda mais angolano, é por que sou importante para esta nação, é porque sou algum objeto projetado para mudar e dar beleza nesta terra.
Quem reclama sobre sua origem, nunca entenderá seu propósito de vida na terra em que foi posto. Vamos deixar a vontade de Deus se fazer valer em nós. E se quiser ser valorizado, o primeiro que você deve receber, sabe de quem é ou pode ser? De você mesmo. Você tem valor para Deus, e isto não muda ainda que você não aceite. Mas uma outra coisa digo: para as sociedades, você só terá valor caso começar a dar-se valor.
Tão jovem que sou tanto na vida humana como na vida artística, principalmente na poesia e contos, venho desenvolvendo mais habilidades.
Escrevo por que amo escrever e sinto-me bem escrevendo. Alivia alma, motiva o coração reanima e reativa o cérebro, incita coisas novas para ele e para a vida.
Para mim, não importa quantos vão ler, não importa quantos vão comentar, o que mais me importa, é de saber que alguém leu o que escrevi, e serviu de consolação, motivação alegria e reflexão.
Pensador Espírito da Revelação.