Autores

Perfil

[Traços biográficos e literários]

 

Nasceu em Natal/RN, no dia 27 de julho de 1986. Criou-se e habita, desde seu nascimento, em Curral das Juntas, área rural de Macaíba/RN. É casado com Vera Lúcia e pai de Helena Cecília. Filho de pais agricultores (Francisca Araújo da Silva e Daniel Aguiar) é o penúltimo filho na gênese do casal. Graduado em História pela UFRN, campus central, em 2015. Esperanto é sua segunda língua, tem domínio no nível A2.

 

Aprendeu a magia encantadora da poesia na infância apreciando declamações e cantorias de violas nas Rádios AM, sobretudo na Rádio Serrana de Araruna (PB) e na Rádio Cabugi (RN), depois já alfabetizado lendo clássicos da literatura em português (Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Auta de Souza, Bocage, Camões, Castro Alves, Cecília Meireles, Cruz e Sousa, Gregório de Mattos, etc.).  Desde a adolescência, pela época do ensino fundamental, gostava de rabiscar poesias e outros estilos textuais, mas só mostrava as pessoas mais próximas. 

 

Escritor, poeta, compositor, cordelista e declamador potiguar. No ano de 2020 apresenta ao público "Sentenças Negras" um folheto de Literatura de Cordel. Em 2021, extremamente honrado participa da coletânea "Cinco Bocas", atendendo ao pedido de Hailton Alves Ferreira (Hailton Mangabeira), cuja missão é apresentar e valorizar novos escritores(as), no âmbito da Secretaria de Cultura e Turismo vinculada na Prefeitura Municipal de Macaíba/RN. 

 

Publicou em 21 de outubro de 2021 seu primeiro livro solo (Os Rabiscos do Coração) pela UICLAP. A obra está escrita em poesias, sonetos singelos sem todas as regras clássicas, versando sobre uma diversidade de temas. 

 

[Contatos]

Celular/WhatsApp/Telegram: +5584988567386
Instagram: @venilson.aguiar
Facebook: Venilson Aguiar
E-mail: venilson.aguiar@gmail.com