Nossos ideais literários são revivalistas.
Somos um grupo de estudantes da literatura pátria e portuguesa.
Temos nossa antologia publicada!
Para comprar uma versão impressa, clique aqui.
Está sendo vendida pelos principais canais:
Amazon, Magazine Luiza, Americanas, Submarino, Shoptime, Bok2 e Uiclap.
Possuímos um canal no Youtube onde publicamos vídeos de poemas recitados! Confira aqui!
*
* *
O grupo Escola Revivalista propõe-se a estudar os diversos tratados de versificação já publicados no Brasil e em Portugal, com vista a alcançar um aperfeiçoamento técnico e poético dos seus membros, realização colegiada de projetos literários, bem como estimular a produção literária de todos os demais interessados no projeto.
Ainda, acerca deste caráter colegiado, cumpre salientar que a entrada de novos membros dá-se somente mediante rigorosa avaliação por parte dos administradores, sendo a unanimidade elemento imprescindível, o que implica ser a Escola Revivalista um grupo de estudos fechado para novos componentes, embora uma parte dos frutos literários do projeto sejam publicados em meio digital.
Em particular, consideramos o tratado de versificação publicado por Olavo Bilac e Guimarães muito importante para a literatura pátria, porém optamos por atribuir maior ênfase ao tratado publicado pelo português Feliciano de Castilho, por ser, além de mais completo, mais didático e sucinto, além de conter praticamente tudo o que o tratado de Bilac e Guimarães possui.
Assim, os tratados que recomendamos e damos preferência são, respectivamente, de Feliciano de Castilho e Osório Duque-Estrada. Ambos contêm tudo o que é necessário para compor excelentes versos dentro das normas versificatórias seguidas pelos maiores nomes da literatura portuguesa.
Se o intuito do membro é, além de aprender e/ou aperfeiçoar as técnicas versificatórias, incluir mais lirismo em suas composições, recomendamos fortemente que se dedique a ler e absorver as obras do escritor português Amorim de Carvalho (José Maria Amorim de Carvalho).
O grupo não exalta nem decide qual forma ou estilo é melhor de compor. Limitamo-nos apenas ao estudo; Somos instigados a compor os mais variados tipos e estilos de poemas, de dísticos a sonetos, ou quaisquer outras formas.
Nosso foco é a poesia que tem a música como base fundamental, onde os sons e a constância ritmica são usados como balizas do verso. Guiam-nos, além das regras consolidadas, os sons que a união de palavras distintas formam, usando exemplos de poetas imortais, como também propondo novos. A linguagem e a dicção de uma sociedade muda com o tempo, essa mudança afeta também a poesia e a forma como o poeta pode atingir o público através disso.
Não nos importamos com a forma organizacional do poema, ela é apenas o embrulho. O que importa é a essência poética, literária e lírica. Nosso objetivo é apenas estudar e aperfeiçoar a arte de compor versos. O membro, obtendo esse conhecimento, é livre para decidir como, quando e onde usar.
Porém, somos enfáticos no uso do verso corretamente metrificado, ajustado e musicado, independentemente do formato escolhido.
Recomendamos ao membro experimentar os conhecimentos obtidos nos mais diversos metros e formas, como também nos mais diversos pés ritmicos. Quanto mais há experimentação e teste, melhor o aperfeiçoamento e, consequentemente, melhor a autoconfiança.
Em nosso "e-livros" disponibilizaremos apenas tratados e livros sob domínio público; dentre eles:
> O tratado português de Filipe Nunes das Chagas com 161 páginas, publicado em 1615;
> O tratado português de Miguel Couto Gerreiro com 558 páginas, publicado em 1784;
> O tratado português de Antônio Feliciano de Castilho com 180 páginas, publicado em 1851;
> O tratado brasileiro de Olavo Bilac e Guimarães Passos com 126 páginas, publicado em 1905;
> O tratado brasileiro de Osório Duque-Estrada com 207 páginas, publicado em 1914.
Para realizar o download de qualquer obra acima, basta acessar a opção "E-LIVROS".
Há diversos livros que recomendamos, nos quais torna-se possível aprender muito mais sobre técnicas e obter resultados de estudos profundos sobre literatura, mas como não estão sob domínio público, limitamo-nos apenas a listá-los abaixo:
-> ABC da Literatura - Ezra Pound
-> Versificação Portuguesa - Said Ali
-> Teoria do Verso - Rogério Chocyai *
-> O Sexo do Verso - Glauco Mautoso
-> História e Teoria do Soneto - Cruz Filho
-> A Linguagem Literária - Domício Proença
-> O Estudo Analítico do Poema - Antônio Cândido
-> Teoria Geral da Versificação - Amorim de Carvalho *
Também recomendamos, veementemente, que o membro aprecie e leia as obras clássicas dos grandes imortais da nossa literatura. Muitas dessas obras estão sob domínio público e podem ser obtidas legalmente sem custos.
Um site que recomendamos, o qual dispõe de um grande acervo digital de obras clássicas sob domínio público, como também permite o download sem vírus ou spywares, é o Projeto Livro Livre, organizado e mantido pelo fabuloso Iba Mendes.
Outro lugar onde é possível fazer o download de diversas obras literárias sem custos é na Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos, mantido pela Universidade Federal de Santa Catarina. Até a data atual (Junho de 2020), o acervo de lá conta com 79 mil documentos cadastrados de 21 mil autores diferentes.
Além disso, visando o crescimento individual do autor, estimula-se a elaboração de desafios técnicos de toda monta, como por exemplo a construção de lipogramas, dentre outras fórmulas. Quanto a estes desafios supracitados, salienta-se que qualquer integrante desta plataforma pode participar, mas apenas os nossos membros têm acesso aos bastidores e estudos pontuais, além de terem a capacidade de lançar desafios, como também resolução de dúvidas, amistoso auxílio-mútuo nas produções literárias, etc.
Para entrar em contato conosco use o formulário de contato disponível, e-mails fora do escopo e das propostas aqui anunciadas serão descartados e a insistência do autor poderá receber bloqueios e adições à lista de spam.
Contate-nos apenas se tiver interesse nas propostas e ideais do grupo.
*
* *
- - - - - - - - - - - - -
* MEMBROS *
- - - - - - - - - - - - -
Alex Olliveira
Ana Beatriz Cardoso
Gabriel Zanon Garcia
Gustavo Valério Ferreira
Hélio J Silva
José Rodrigues Filho