Autores

Perfil

Nome: Virgílio Dias Moreira
 
       Nasceu em Cimadas Cimeiras (Proença-a-Nova) a 24 de Outubro de 1952. Finalizados os estudos primários, na sua terra natal, rumou ao Seminário, onde por influência da educação ministrada iniciou os primeiros passos no mundo da poesia. Primeiro no Gavião, depois em Alcains onde completou o antigo 5º ano, agora 9ª Ano, tendo completado o Ensino Secundário (Antigo Sétimo Ano) no Externato Diocesano de Proença-a-Nova em 1972.
      Incorporado no serviço Militar Obrigatório, ingressou na Escola Prática de Cavalaria de Santarém para frequentar a Escola de Sargentos Milicianos em janeiro de 1973.
     Acabada a formação percorreu diversos quartéis tendo embarcado Janeiro de 74 para Angola onde permaneceu durante 2 Anos, tendo regressado em 1975.
     Bolseiro do Ministério da Educação nos anos de 1980-1982, colaborando na Educação de Adultos.
    Durante 6 anos trabalhou na Empresa Sotima secretariando o Director Fabril, de onde partiu para a Suiça, tendo regressado em 1993 para Frequentar no INETE em Lisboa o Curso Técnico- Profissional para Técnico- adjunto de Biblioteca.
    Em 1994 ingressou nos quadros técnicos do pessoal da Câmara Municipal de Proença-a-Nova onde se encontra presentemente a trabalhar na Biblioteca Municipal.
   Presidiu à Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola C+S de Proença-a-Nova.
   Obra já publicada: Rostos que nos Interpelam; participação em coautoria em: O Natal na Voz do Povo de Proença-a-Nova, vol. IV: O Madeiro de Natal: O Natal na Voz do Povo de Proença-a-Nova, vol. V O Presépio na Vida e na Voz do Povo de Proença-a-Nova, antologia ENIGMA(S), vol. I e II da Sinapis editores com coordenação literária de Célia Cadete e de Ângelo Rodrigues,2016 ;Eclética vol.I, 2017; Paradigmas, Colibri, 2016.
 É colaborador na imprensa local e regional