Psicóloga Maris
Clique aqui e saiba mais
sobre mim
Muitos clientes perguntam:
"Porque você escolheu a Psicologia?"
1. Filosofia de Vida
Acredito que numa profissão onde o vínculo de empatia seja a pedra fundamental, é sumamente importante que o meu possível cliente conheça um pouco da minha filosofia de vida, embora minhas habilidades técnicas sejam mais relevantes.
Escolhi a Psicologia pela minha facilidade natural de compreender e acolher as pessoas. Antes de ser Psicóloga, fui professora durante 20 anos.Acredito que somos seres em constante desenvolvimento e evolução com uma
tendência atualizante (como diria o Psicólogo humanista Carl Rogers, que me inspirou pela grandeza de seus conhecimentos sobre pessoas).
"Verifiquei que me enriquece abrir canais através dos quais os outros possam comunicar os seus sentimentos, a sua particular percepção do mundo".(Rogers, p.31)2. Referências
◈Veja minhas referências no
Google, no
Consulte.me, na
Doctoralia e no
Facebook.3. Formação acadêmica
Meu
Currículo Lattes está a disposição de quem quiser conhecer detalhes da minha formação acadêmica.
◈Minha formação compreende até o momento: Especialização em NeuroPsicopedagogia (UCAM-MG), Psicologia Comportamental (
HU-USP), Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC), Psicanálise (IPLA), Psicologia Escolar e Neurociências (
Mackenzie), Neurociências (UFABC), Psicanálise (SBPI), Neuropsicologia (
PUC-SP).
◈Atualmente faço MBA em "Inteligência Competitiva", a fim de compreender melhor o universo que meus pacientes estão inseridos, e ajudá-los a pensar de maneira assertiva, desenvolvendo uma competitividade leal.
4. Objetivos profissionais:
Meu principal objetivo, como psicóloga, é colaborar para a promoção do bem estar emocional, racional, cognitivo e social dos meus clientes; servindo com o "alavanca" para o resgate da sua autoestima, a construção ou restauração da sua identidade; o desenvolvimento pessoal e/ou profissional; a busca do autoconhecimento; o controle do estresse. Considero estes tópicos fundamentais no tratamento da Depressão, Ansiedade e alguns transtornos mentais ou transtornos de personalidade.
5. Minha prática profissional.
◈Adoto um modelo terapêutico mais interativo e humanizado onde o paciente e o terapeuta conversam bastante.
◈Mas quando é necessário, eu apenas ouço (Depende do que o paciente busca). Trata-se de um modelo humanizado, onde o foco é o bem-estar do paciente acima de tudo.
◈No atendimento clínico busco abordagens inovadoras, com elementos que fazem parte da vida do cliente. Não faz muito sentido aplicar técnicas que sejam muito distantes do universo da pessoa.
◈Neste sentido, utilizo recursos como
músicas,
pinturas, leituras, poesias, etc... de acordo com a disposição de cada um.
◈No
atendimento infantil, procuro instrumentalizar a criança para lidar com suas dificuldades, ensinando-as a modificar o próprio comportamento, levando-as a compreender o mundo que as cerca.