Autores

Perfil

Deise Ribeiro nasceu em 31 de maio de 1996, na comunidade São Miguel de Murutinga, interior de Abaetetuba-PA.

Filha dos agricultores Rivadal Pantoja e Dalcilene Ribeiro, cujo nome complementar (A Poeta Camponesa) é em homenagem a sua vida e de sua família no campo.

Deise Ribeiro (A Poeta Camponesa) ama o campo assim como ama as poesias, o que retrata em seus versos "Minha Vida, Meu Lar" :

"Meu campo é minha poesia
 Ao som dos pássaros posso rimar
 O verde da mata me inspira
 Para nas sombras das árvores poetar
 Em cada planta brota um verso
 O campo vira cordel
 Na minha vida...meu lar".

 

Além de poesias, também compõe contos, romances e músicas. Seu primeiro conto escreveu em 2008, com 12 anos de idade; e desde os 11 anos de idade, já vem compondo músicas e poesias.
Apesar da artista escrever poesia desde os 11 anos de idade, foi somente a partir do ano de 2018 que passou a ser intitulada artísticamente como A Poeta Camponesa, no qual contagiou inúmeros leitores, os cativando com seus textos e sua característica camponesa.

 

Além de poeta,  também é atriz de teatro, tendo participação em vários teatros culturais e filmes regionais.

Também atua como Roteirista de Teatro, no qual já utilizou de seu talento sendo Roteirista de um dos teatros dos Cordões de Bois e Pássaros que é realizado em Abaetetuba, sendo este o Cordão da Arara Azul Encantada do CRAS São Lourenço (no qual também já atuou nesse cordão como atriz).

Apaixonada pela dança, também é coreógrafa de dança Afro-brasileira, carimbó, dança artística pra Teatro, e afins.

Em 2017, ganhou no Concurso Nacional de Poesia, realizado pela editora Vivara de Manaus-AM, com o poema intitulado "Sonhos", no qual o mesmo fez parte do livro POETIZE 2018.

Teve participação com suas poesias no Festival do Miriti (MIRITIFEST); na Semana da Arte; na Rua da Cultura Abaeteuara na cidade de Abaetetuba- PA e no I FEMUPON (Festival de Música e Poesia Negra do Baixo Tocantins.

É graduada no  curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências Sociais e Humanas na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Abaetetuba, no qual também já contribuiu com suas poesias em eventos da universidade.

Possui formação em LIBRAS, e tem aperfeiçoamento em outros cursos profissionalizantes. Já trabalhou em lanchonete; secretária em escola de informática e professora de Educação Infantil. Atualmente, além de artista, trabalha como Intérprete de LIBRAS pela prefeitura municipal de Abaetetuba.

 

Também é graduanda nos cursos de Pós- graduação em LIBRAS; Pós-graduação em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional; e Pós-graduação em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro. E graduanda de Pedagogia.

 

É apaixonada por carimbó, tendo uma grande admiração por Pinduca, no qual também já realizou o sonho de subir no palco junto com Pinduca e se apresentar ao lado dele, abrindo um de seus shows com sua pessoa dedicada a ele.

 

Suas poesia são frequentemente utilizadas por estudandes universitários de estados do Brasil todo.


Durante seus 27 anos conheceu várias pessoas, dentre elas, poetas maravilhosos.

 

 


Leva uma vida simples
                         "entre campo e poesia". 
                           (Deise Ribeiro/ A Poeta Camponesa)


#Curtam as poesias de Deise Ribeiro (A Poeta Camponesa) e registrem seus comentários.