Autores

Perfil

José Anunciado Arantes é Mineiro-Paulista ou Paulista-Mineiro. Na verdade foi "feito" em São Paulo, onde seus pais já moravam e veio à luz na cidade de Monte Santo das Minas gerais, terra de seus ancestrais, aos 16 dias do mês de abril de 1950. Só foi lá nascer e voltou, pois seus pais já moravam em São Paulo.

Criado na Vila Nova Manchester, rua Tamaindé, 1026 até os 15 anos, ali frequentou o Grupo Escolar professora Sebastiana da Silva Minhoto e aprendeu as primeiras letras via cartilhas Sodré e Caminho Suave. Fez o curso de admissão ao ginásio na Escola Guerra Junqueiro, na Vila Santa e Isabel e o ginásio no recém inaugurado colégio Infante Dom Henrique,  na Vila Matilde. Filho de um barbeiro, sr. Ananias Anunciato Arantes e de uma dona de casa, dona Maria Cândida Arantes, passou boa parte da infância frequentando a barbearia do pai que, embora pouco letrado, mantinha o salão sempre com muitas revistas, jornais e até livros. "Seu" Ananias, o Barbeiro, como muitos o chamavam, era um autodidata, nunca foi à escola, mas sabia ler e escrever e conhecia as quatro operações aritméticas, o que lhe dava condições para tocar o seu negócio. Curioso e leitor voraz, assinava a revista Seleções do Reader's digest desde sua chegada ao Brasil em 1942. Falante contumaz, característica de muitos profissionais desta área, o barbeiro se aproveitava dos fregueses da região, muitos italianos, japoneses e árabes e arranhava um pouco em cada uma dessas línguas. Possuía, inclusive um dicionário de japonês-Português.

A barbearia ficava na praça Haroldo Daltro, Vila Nova Manchester, quase em frente à biblioteca do bairro, inaugurada em 1956 e hoje denominada Biblioteca Infanto-Juvenil Lenyra Fraccaroli homenageando a idealizadora e criadora das bibliotecas infanto-juvenis e foi ali que o garoto Zezinho tomou gosto pela leitura. Frequentou-a dos 10 aos 16 anos. Das 13 às 15hs na sala de leituras, das 15 às 16 na sala de desenhos e das 16 às 17 na sala de jogos. Orientado pelas monitoras leu quase todos os clássicos da literatura infantojuvenil.

Aos 23 entrou para a área de sistemas, foi programador de computadores junior, pleno, sênior, analista-programador, analista de sistemas junior, pleno, sênior, consultor de sistemas, especialista em sistemas e aposentou-se em 2017.

Cursa Letras e Literatura Portuguesa na Universidade Anhembi Morumbi. É autor de várias peças literárias entre poemas, trovas, crônicas, contos, cordéis, sonetos, músicas etc. Mora no bairro Paulistano de Guaianases desde 1966.