ATOR, DIRETOR, ESCRITOR E DRAMATURGO
PRODUTOR CULTURAL E DE EVENTOS
PROFESSOR DE TEATRO
ANIMADOR DE BONECOS E CANTOR POPULAR
Tudo começou em São Paulo, aos sete anos de idade, com um singelo teatro de bonecos na escola estadual “Júlio Ribeiro”, mas o incentivo maior ocorreu aos 14 anos na biblioteca municipal “Viriato Corrêa”, na Vila Mariana, com sua participação na criação do grupo TABA’S.
A primeira peça teatral em que atuou na biblioteca foi “Uma Noite Encantada”, do ator, dramaturgo e diretor Marcos Caruso (“Trair e Coçar é só Começar” – TV Globo Novelas). Depois vieram “Poft e Poftão – Um fantasma e um Fantasmão”, “E Onde Fica a Alegria?”, “As novas Aventuras de Pluft o Fantasma”, “Sopro de Luz” e “Flor D’Elis Regina”. Durante essas produções teve oportunidades de desenvolver habilidades como dramaturgo, ator, cantor, cenógrafo e produtor.
Depois da fase iniciante, sempre conviveu entre profissionais e amadores, espetáculos, shows e eventos. São mais de três décadas criando e recriando novas formas de fazer arte com qualidade e excelência. Foi colaborador como artista e comunicólogo em vários segmentos, ampliando know how e relacionamentos:
Biblioteca Viriato Corrêa, TV Cultura, UD - Feira de Utilidades Domésticas, Centro de Idiomas FISK, ACM São Paulo (YMCA), TV Interação - Canal Comunitário a cabo, ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, Dunkin' Donuts, Fundação Mokiti Okada, Rede Axial - Postos de Gasolina, BCP Clube - Claro, Revista SOS Microempresa, Carlton Arts, Gradiente, Metrô de São Paulo, Faculdades Módulo, Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Secretaria de Educação de Ubatuba, Secretaria de Turismo de Ubatuba, Governo do Estado de São Paulo, Associação dos Profissionais da Caixa Econômica Federal, Colégio Objetivo de Ubatuba, FLIPINHA – Parati - RJ, AVAPE – Associação para Valorização da Pessoa com Deficiência, Colégio Renovação – São Paulo, Panco Alimentos, Herbalife, Theatro Municipal de São Paulo, Método Kumon – Educação que Surpreende, ABESP – Associação dos Bombeiros do Estado de São Paulo, Associação Horizontes, TV Bandeirantes e SBT, Gullane – Produtora de Conteúdo para Cinema e Televisão.
Durante a sua formação acadêmica, teve o privilégio de ser instruído por renomados profissionais do mercado artístico como o Maestro Júlio Medaglia (Rádio e TV Cultura), o escritor e roteirista Marcos Rey (Criador do Prêmio Jabuti – Série “Memórias de um Gigolô” – TV Globo), o diretor Antonio Carlos Rebesco – Pipoca (Programa “Jazz Brasil” – TV Cultura), a jornalista e produtora Viviane de Marco (Programa “Mais Você” – TV Globo), o diretor de fotografia e iluminação Maurício Valim (Série “No Mundo da Lua” – TV Cultura), o produtor redator e roteirista para rádio Vilmar Bittencourt (Rádio Cultura), o cenógrafo e figurinista José Armando Ferrara (“Teleteatro” – TV Cultura) e o diretor teatral Ademar Guerra (“Hair” – “O Auto da Compadecida”).
Por convicção, optou por trabalhos muitas vezes anônimos, em comunidades e instituições onde a presença da arte pudesse transformar positivamente a vida das pessoas.
No final da década de 1980 foi contratado pela Associação Cristã de Moços de São Paulo – ACM/YMCA, primeiro como estagiário de Programas Sócio Culturais, depois como coordenador da mesma área, em seguida como Supervisor de Comunicação e Eventos, finalizando como Supervisor de Relações Públicas e Comunicação responsável pela imagem da instituição e por 17 pontos de atuação no estado de São Paulo. (1989/1998).
Dando continuidade a área artística, em 1991, criou, roteirizou, dirigiu, produziu e apresentou “Talentu’s – A Nota da Cidade” (TUCA – PUC), mostra musical da ACM/YMCA de São Paulo para revelar novidades da Música Popular Brasileira. Participações especiais: Cantores Jessé e Miriam Batucada, Maestro Amilson Godoy, Compositora Isolda e Grupo Musical Premeditando o Breque.
Com uma visão sempre inovadora, criou, roteirizou, produziu, dirigiu e apresentou dois eventos artísticos na Avenida Paulista com jovens em formação para a cidadania: “Arrastão do Bom Humor” (performances – Uma Cidade Mais Feliz – na faixa de segurança) e “As Caras da Mamãe” (varal de mensagens – Dia das Mães – com guache e mãos). Ambos foram divisores de águas nas estratégias de comunicação da ACM/YMCA de São Paulo com a sociedade (1992/1993).
Atuou no espetáculo “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, com direção de Di Frattini e Wagner Pellegrinni, interpretando o personagem Escudeiro Brás da Mata (1994).
Como cantor popular autodidata e independente criou e produziu os shows “Raízes e Paixões”, em comemoração aos 30 anos da Fundação Richard Hugh Fisk (1988); “Todas as Luzes – Você vai se Apaixonar pela Vida”, com os músicos do grupo Língua de Trapo (1993); “Todas as Luzes – O Show TV com Você!”, projeto interativo com a participação de estudantes (1994) e “Elis... Repertório Virtu@l de Uma Estrela”, show com canções escolhidas pelo público pela internet (2000/2001). Pelo gosto e amor à música, cria canções próprias para seu próprio lazer e de amigos.
Entre 1997 e 1998 colaborou com roteiros textos e apresentações para o Projeto “Planeta Azul – Por um Mundo Melhor”, criado pelo Desenhista Ilustrador, Cenógrafo, Cantor e Compositor Mauro Vieira para a Fundação Mokiti Okada.
No período de 1999 a 2004, diversificou suas atividades com apresentações em eventos para empresas como o Metrô de São Paulo, Gradiente, Rede Axial de Postos de Gasolina, Souza Cruz, Claro, e prestou Assessoria de Comunicação para a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Em 2004 criou e construiu o Boneco DIMI (Dimitry), Embaixador da Natureza, da Paz e da Prosperidade, cujas atividades perduram até hoje com movimentos inspirados em técnicas orientais. Dimi tem feito a alegria de Crianças, Jovens e Adultos por onde passa.
Participou como ator do Teatro de Rua “Paixão de Cristo” da Cidade de Ubatuba, personagem Pôncio Pilatos, com direção de Bado Todão (2005/6/7/8).
Foi roteirista de dramaturgia e diretor cênico do espetáculo musical “Tributo ao Caiçara” na XII Semana de Educação da Prefeitura Municipal de Ubatuba (2006).
Desenvolveu oficinas teatrais e lúdicas noturnas para o “Projeto Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia”, parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Ubatuba, realizando “Teatro de Sombras”, “Animação de Bonecos” e “Jornal ao Vivo” com estudantes e professores do ensino fundamental de cidades do interior, visitantes no Litoral Norte de São Paulo. Técnicas adaptadas do Sistema Stanislavski, Método Viola Spolin e outros (2006/7).
Coordenou oficinas de teatro – Projeto UBATURMA – Oficinas de Oportunidades – para a escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves (Prefeitura de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo), para estudantes do ensino fundamental, incluindo pessoas com deficiência intelectual / d.a e d.f, e em situação de risco da comunidade local. Durante as oficinas escreveu, produziu e dirigiu duas peças de sua autoria, “Bonecolândia – Uma cidade Animada” (2006) e “Meio Ambiente ou o Ambiente Inteiro?” (2007). Ainda dirigiu e produziu o espetáculo “À Luz do Candeeiro”, trabalho coletivo de estudantes do ensino médio. Técnicas adaptadas do Sistema Stanislavski, Método Viola Spolin e outros (2007).
Também realizou oficinas de teatro para o colégio Objetivo de Ubatuba atendendo estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental (2007), onde finalizou textos e dirigiu em parceria com professores a peça “O Brasil em Canções – de 1945 a 2000. Técnicas adaptadas do Sistema Stanislavski, Método Viola Spolin e outros (2008).
Ministrou cursos profissionalizantes pela Escola WELB – Educação Profissional e Informática para jovens de baixa renda da Guarda Mirim de Ubatuba (PROJETO JOVEM APRENDIZ) nas modalidades Comunicação e Expressão, Marketing, Redação, Atendimento ao Cliente, Gestão de Negócios/Secretariado, Formatação de Currículo, Empreendedorismo, sempre utilizando o teatro (técnicas adaptadas do Sistema Stanislavski, Método Viola Spolin e outros) e atividades lúdicas no desenvolvimento dos módulos (2005 a 2008).
Como artista e comunicólogo, transpira ousadia e inovação, fazendo da sua arte um veículo de comunicação para criar um mundo pacífico, responsável e próspero.
Atualmente, é profissional Criativo em Arte, Cultura e Comunicação da “Gente Produtiva”, projeto liberal de iniciativa própria, que conta com a participação de vários segmentos artísticos e culturais para oferecer Eventos Lúdicos, Ações Motivacionais, de Treinamento e Desenvolvimento ao mundo corporativo e Entretenimento Educativo a escolas e casas de shows e eventos.